.png)
29º Ciclo de debates em Garça reuniu agentes políticos e dirigentes para discussão sobre gestão pública
Evento promovido pelo TCE-SP ofereceu um espaço de diálogo sobre os desafios da administração pública e a importância da fiscalização.
No segundo encontro de 2025, realizado no Teatro 'Miguel Mônico', cerca de 450 pessoas se reuniram para discutir a boa gestão dos recursos públicos. Entre os participantes, estavam 21 prefeitos, 23 presidentes de câmaras de vereadores, além de diversas lideranças políticas e representantes de 41 municípios da região de Marília. O evento teve como foco o fortalecimento do diálogo entre o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e as administrações municipais.
Antes do início das atividades, o Presidente do TCE, Conselheiro Antonio Roque Citadini, se encontrou com os prefeitos para tratar de questões regionais e discutir as principais demandas locais.
A mesa de abertura contou com a presença de importantes autoridades, como o Conselheiro-Corregedor do TCESP, Dimas Ramalho; a Procuradora-Geral de Contas, Letícia Formoso Delsin Matuck Feres; o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; o Diretor da Unidade Regional de Marília (UR-4), Agnon Ribeiro de Lima; o Prefeito de Garça, José Alcides Faneco; e a Presidente da Câmara dos Vereadores de Garça, Raquel Sartori.
Em seu discurso, o Conselheiro Roque Citadini enfatizou a importância de promover uma comunicação aberta com os gestores públicos. “A realização desse Ciclo tem como objetivo minimizar erros, esclarecer dúvidas e reforçar a ideia de que, mesmo quando há divergências, o diálogo é sempre o melhor caminho para encontrar soluções”, destacou o Presidente.
Já o Conselheiro-Corregedor Dimas Ramalho ressaltou a importância do evento para estreitar os laços entre o Tribunal e as lideranças municipais. “Além do conteúdo compartilhado, a oportunidade de estar perto das pessoas e poder interagir com as equipes locais é fundamental para fortalecer a relação entre o TCE-SP e os jurisdicionados”, afirmou.
Os principais temas debatidos durante o encontro envolveram cuidados com a gestão pública, as ações de fiscalização do TCE-SP, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), contratações com o Terceiro Setor, além de planejamento e controle interno, e questões relacionadas às Câmaras Municipais. As discussões ocorreram em mesas técnicas, conduzidas por especialistas como Germano Fraga Lima, Paulo Massaru Uesugi Sugiura, Alexandre Teixeira Carsola, Agnon Ribeiro de Lima, Marcos Portella Miguel, Thais Albani e Rogério Romagnoli.
Este evento reforçou a importância de um trabalho conjunto entre o Tribunal e os gestores municipais, visando uma administração pública mais eficiente, transparente e próxima da população. (SECOM)
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.