Fábio Dias
14/01/2025
Garça 

Administração divulga ações de combate a endemias no município

A Secretaria de Saúde do município informa que, desde ontem, dia 13 de janeiro, diversas ações de combate a endemias serão realizadas, com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e controlar doenças como dengue, Zika e Chikungunya. 

A Secretaria de Saúde do município informa que, desde ontem, dia 13 de janeiro, diversas ações de combate a endemias serão realizadas, com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e controlar doenças como dengue, Zika e Chikungunya. 

“Contamos com a colaboração de todos os munícipes para o sucesso dessas atividades”, colocou a Secom listando as ações que serão realizadas.


1. ADL/LIRA (Avaliação de Densidade Larvária)
Nesta semana, a equipe de combate a endemias realizará a atividade de ADL (Avaliação de Densidade Larvária), conforme determinação do Ministério da Saúde. Agentes de combate a endemias visitarão residências sorteadas aleatoriamente, com a finalidade de verificar quintais e coletar larvas do mosquito. O resultado dessa avaliação indicará o nível de infestação do Aedes aegypti no município.

Solicitamos a colaboração da população para que permita a entrada dos agentes nas residências. Caso haja alguma dúvida sobre a identificação dos agentes, os munícipes podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (14) 3471-4959.


2. NEBULIZAÇÃO
Também a partir de 13 de janeiro, será realizada a nebulização no bairro Eucaliptos. A nebulização é uma medida eficaz para eliminar o mosquito Aedes aegypti na fase adulta. Para que a ação seja bem-sucedida, é fundamental que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas, garantindo que um maior número de residências seja nebulizado.


3. COLETA DE EXAMES – SOROLOGIA DE DENGUE
A Secretaria de Saúde reforça a importância da coleta de exames de sorologia para diagnóstico de dengue. Quando houver suspeita de dengue, o exame deve ser realizado a partir do 6º dia dos sintomas. O não retorno para coleta tem prejudicado o controle da doença, aumentando as transmissões.

Por isso, pedimos a todos que, ao serem classificados como casos suspeitos de dengue, procurem a unidade de saúde para realizar a coleta do exame, mesmo que os sintomas já estejam leves ou tenham passado. O resultado do exame é fundamental para a adoção de medidas adequadas de controle.

Em caso de dúvidas, os pacientes podem procurar a unidade de saúde mais próxima ou entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (14) 3471-4959.

“A colaboração de todos é essencial para o sucesso dessas ações. Juntos, podemos combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e garantir um ambiente mais saudável para todos”, finalizou a Secom.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.