2025: Janeiro já registra seis casos positivos de dengue em Garça
Dois mil e vinte e cinco ainda caminha nos seus primeiros dias e o mês de janeiro já registrou seis casos positivos de dengue em Garça.
Dois mil e vinte e cinco ainda caminha nos seus primeiros dias e o mês de janeiro já registrou seis casos positivos de dengue em Garça. Segundo boletim divulgado na última semana pela Secom, no período de 01/01/2025 a 09/01/2025, além da confirmação de seis casos positivos, 38 pessoas figuram como suspeitas e aguardam o resultado dos exames. Um caso foi descartado no mesmo período.
Conforme divulgado, com a chegada do período de chuvas, é fundamental que todos se unam no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças graves como Dengue, Zika e Chikungunya.
“A proliferação desse mosquito está diretamente ligada à água parada, por isso reforçamos a importância de realizar vistorias regulares nos quintais e propriedades”, publicou a Secom, elencando ações necessárias para combater o mosquito:
- Verificação semanal: Faça uma rotina de inspeção no seu quintal para eliminar qualquer possível criadouro do mosquito.
- Eliminação de focos: Qualquer objeto ou local que retenha água deve ser eliminado ou corretamente tratado, para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
- Ações imediatas: Ao identificar casos suspeitos de Dengue, Zika ou Chikungunya, as autoridades iniciam ações de busca e redução de criadouros nas imediações, através dos agentes de saúde. Porém, é necessário que a população faça sua parte de maneira constante.
Principais medidas de prevenção:
- Tampar tonéis, caixas e barris de água.
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques de água potável.
- Manter caixas d’água bem fechadas.
- Remover galhos e folhas das calhas.
- Não deixar água acumulada sobre lajes.
- Colocar areia nos pratinhos de vasos ou lavá-los semanalmente.
- Trocar a água dos vasos e plantas aquáticas semanalmente.
- Recolher lixo e acondicionar corretamente os sacos de lixo em lixeiras fechadas.
- Lavar diariamente os recipientes de água dos animais com água e sabão.
- Virar garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo.
- Armazenar pneus em locais cobertos.
- Fazer manutenção regular de piscinas.
- Tampar ralos e acondicionar corretamente materiais de construção.
- Limpar bandejas de ar condicionado e manter lonas esticadas para evitar acúmulo de água.
- Recolher sacos plásticos e lixo do quintal.
“Prevenir é um compromisso de todos. Ao adotar essas medidas simples, você protege sua família e a comunidade contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Fique atento e ajude a manter sua região livre do mosquito”, informou matéria da Secom.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.