Período natalino: ACIG orienta empreendedores para aproveitar e impulsionar as vendas
Os preparativos para o Natal se acirram a partir de agora. Já na próxima sexta-feira, 06, o comércio garcense abre suas portas em horário especial para que os consumidores de Garça e região possam realizar suas compras.
Os preparativos para o Natal se acirram a partir de agora. Já na próxima sexta-feira, 06, o comércio garcense abre suas portas em horário especial para que os consumidores de Garça e região possam realizar suas compras. O verde e o vermelho se misturam ao prata e cinza e até ao rosa e as casas já estão enfeitadas com as luzes coloridas. Em muitos lares o presépio já foi montado e nos grupos de amigos e empresas, já aconteceram os sorteios do ‘Amigo Secreto’. Este é o clima do Natal, que é mais que uma celebração. Segundo o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Fábio Dias, o Natal é, também, uma grande oportunidade para atrair clientes e contribuir com as vendas.
“Sabemos bem o que significa o Natal, mas, dentro deste espírito de confraternização, de amor, de amizade, de fraternidade, há, neste período festivo, a parte comercial, onde as pessoas pensam em presentear, em renovar, em comprar roupas e calçados novos. Período onde as pessoas pensam em comunhão, reunião. Tudo isso alavanca o mercado varejista, incrementa as vendas e traz, no fechar do ano, um fôlego para os empreendedores, para os lojistas”, disse o dirigente.
Fábio salientou que é nesse momento, nesse período, que os lojistas precisam se atentar em alguns pontos e definir estratégias para conquistar os clientes. É o momento de se preparar para as vendas que se intensificam a partir da próxima semana.
Segundo ele, a vitrine é um dos maiores atrativos para os consumidores no Natal. Uma vitrine bem elaborada conta histórias e cria uma conexão emocional com os clientes, trazendo lembranças de infância e sentimentos de aconchego. Dias comentou que elementos como iluminação, guirlandas e bonecos natalinos são excelentes para chamar a atenção.
“No ano passado fizemos, inclusive, o Concurso de Vitrines. Ela é um chamariz, mas é preciso cuidado para não exagerar. É preciso equilíbrio. Vitrines sobrecarregadas podem não agradar os clientes”, disse Fábio Dias.
Dicas
O dirigente garcense aproveitou o momento e elencou algumas dicas que podem vir ao encontro das necessidades do lojista e ajudar a incrementar as vendas:
“São ideias fáceis para o lojista colocar em prática e vender mais. O Natal é a melhor data comemorativa para o comércio brasileiro, mas é preciso se planejar. Criar estratégias para otimizar áreas como atendimento, vendas e marketing, ajuda a garantir que o produto ou serviço será bem divulgado” , pontuou ele.
1. O cliente é a razão de tudo
Essa não poderia deixar de ser a regra número 1. Tem todas as ações o lojista devem pensá-las a partir do seu cliente. É preciso saber bem quem ele é, o que ele gosta e o que procura.
2. Divulgação
O processo de divulgação já deve estar em curso. É preciso preparar o que vai fazer e divulgar. Hoje as redes sociais vêm sendo utilizadas como o melhor caminho de marketing. Facebook e Instagram são ótimas opções de divulgação, com textos curtos e imagens.
3. Agrade o cliente
A equipe precisa estar preparada para ouvir o cliente, buscar ajudá-lo sem imposição. Buscar solucionar suas necessidades.
4. Treine sua equipe
Qualificar a equipe é ponto chave, pois as vendas, em sua maioria, estão condicionadas ao atendimento recebido pelos clientes.
5. Ofereça vale-presentes
Cliente sem nenhuma ideia, que não sabe nem por onde começar, por vezes é difícil de ajudar. Um vale-presente acaba sendo boa solução.
6. Embalagem
Um dos mimos que o lojista pode oferecer para seu cliente, segundo Fábio Dias, é a embalagem dos presentes, de forma gratuita.
“Sabemos que existe a prática de cobrar pelas embalagens, mas aqueles que quiserem ofertar um mimo para seu cliente, podem fazê-lo, com as embalagens. É uma dica”, disse ele.
7. Promoções criativas
Há várias pequenas ações promocionais que podem integrar a estratégia e funcionar bem para atrair o consumidor. Sorteio de brindes, distribuição de prêmios, degustação de produtos são algumas das opções.
8. Cuide da segurança
“Essa questão da segurança no final de ano a ACIG contrata uma equipe de segurança, que circula pelas ruas do comércio, mas os lojistas que acharem por bem uma contratação extra. É importante que o cliente, que o consumidor se sinta, de fato, protegido e não vigiado. É preciso muito cuidado”, disse ele.
9. Equipe para atendimento
Muitas vezes o cliente desiste da compra, em razão da demora do atendimento. Não raro a demora se deve pela falta de funcionários, de colaboradores. É importante que o lojista se atente para que o cliente não fique sem ser atendido.
10. Ofereça diversas formas de pagamento
É preciso diversificar as formas de pagamento para atrair clientes e não perder vendas. Nesse sentido, é essencial oferecer as principais modalidades na loja, como cartão de crédito à vista e parcelado, Pix e boleto.
Além disso, tenha em mente que, muitas vezes, os consumidores se unem para dividir o valor do presente com alguém, seja um cônjuge, irmãos, amigos ou pais.
11. Ter estoque
É importante se atentar ao estoque para não perder uma venda por não ter o que o cliente deseja ou não saber se tem . É preciso organização.
“Para vender bem o ano inteiro, é preciso conhecer o seu negócio e ter acesso a dados que permitam ser estratégico, valorizar os pontos forte e corrigir os problemas é fundamental”, finalizou Dias.
Comentários
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