Fábio Dias
05/12/2024
Garça 

Garça alcança 4ª maior evolução do Estado no Programa Município Resiliente


Pontuação da cidade passou de 30,50 para 73,50 pontos

Na manhã de ontem, 4 de dezembro, aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a cerimônia de entrega dos certificados do Programa Município Resiliente. O evento contou com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, e reuniu representantes de diversos municípios paulistas. O prefeito João Carlos dos Santos recebeu o Certificado do Programa Município Resiliente como reconhecimento pelo avanço da cidade.

Segundo divulgado pela Secom, Garça registrou um crescimento de 43 pontos entre dois ciclos de certificação, saltando de 30,50 para 73,50, conquistando a 4ª maior evolução entre os municípios participantes.
As três primeiras cidades em evolução no ranking foram:

-  Amparo: +55 pontos (de 22,50 para 77,50), 

- Ibirarema: +48,50 pontos (de 30,50 para 79,00) e 

- Santo Antônio de Posse: +47,50 pontos (de 1,00 para 48,50).
Com 73,50 pontos, Garça alcançou a 56ª colocação no ranking estadual. As líderes foram São José do Rio Preto e Vinhedo (95,5 pontos cada), seguidas por Sorocaba (94,50 pontos).

Segundo o prefeito garcense, a evolução da cidade no ranking deste ano podem ser explicada pela atenção dispensada em diferentes frentes administrativas.
“São várias frentes diferentes que receberam atenção. Durante nossos dois mandatos nós atribuímos no orçamento recursos para a redução de desastres reimplantando as ações da Defesa Civil em Garça. Investimos e realizamos obras de infraestrutura que colaboram para a redução do risco de desastres como drenagem urbana na Av. da Saudade e na obra da Fazenda União, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo”, disse o chefe do executivo garcense.

João Carlos colocou ainda que, por meio de parceria entre a Prefeitura, o SAAE e a FAEF  houve um investimento na recuperação da mata ciliar do Córrego do Barreiro.

Outra ação citada por ele foi o investimento na segurança das escolas municipais e das unidades de saúde de Garça com a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB).


Reconhecimento
Os dados que sustentam a certificação de Garça foram obtidos por meio de indicadores como o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), o Programa Município VerdeAzul (PMVA) e as diretrizes da campanha MCR2030. “O avanço reflete o empenho da administração municipal em aprimorar sua gestão e implementar políticas públicas eficazes, mostrando um compromisso com a sustentabilidade e a resiliência, e beneficiando diretamente a população ao construir uma cidade mais preparada para enfrentar desafios futuros”, publicou a Secom.
Conforme explicado pela Secom, o IEG-M é uma ferramenta criada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) para medir a eficiência das políticas públicas nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, entre outras. O índice avalia a efetividade da gestão municipal, fornecendo subsídios para o aprimoramento das administrações públicas.

Programa Município Resiliente
O Programa Município Resiliente, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, incentiva os municípios a adotarem políticas públicas focadas na gestão de riscos e na redução de desastres. Alinhado às diretrizes da Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), o programa avalia a capacidade das cidades de planejar, prevenir e responder a desastres, promovendo o desenvolvimento sustentável.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.