Consultora de negócios do Sebrae-SP lista seis tendências de consumo para 2025
Pequenas empresas devem saber como se adaptar e se estruturar para se manterem no mercado
A maneira com que os consumidores e os negócios se relacionam vem mudando e se torna cada vez mais dinâmica. A personalização, valorização da sustentabilidade e do bem-estar, além da inteligência artificial, estão entre as principais tendências para 2025. Nesse cenário, as pequenas empresas devem saber como se adaptar e se estruturar para se manterem no mercado e crescerem cada vez mais.
A consultora de negócios do Sebrae-SP Silmara Regina de Souza listou seis tendências de consumo para 2025.
Confira abaixo:
Experiência como prioridade
Conforme Silmara, a busca por momentos de alegria e descontração no cotidiano continua em alta no próximo ano. “Há uma tendência das pessoas em investir em entretenimento, shows e gastronomia, o que reflete uma mudança no consumo, com foco em experiências em vez de bens materiais. As pessoas estarão mais dispostas a pagar por esses momentos.”
Sustentabilidade passa a ser uma necessidade
Uma tendência que já vem crescendo nos últimos anos e ganha força em 2024 é que os consumidores exigirão cada vez mais práticas ambientais responsáveis e transparentes. O consumo consciente cresce, bem como o interesse dos consumidores de saber a origem dos produtos. “Itens biodegradáveis e processos que minimizem o impacto ambiental serão indispensáveis para atender a uma clientela cada vez mais consciente”, argumenta Silmara.
Economia circular
Outra tendência que ganha força no próximo ano são negócios com foco em revenda, reuso e reciclagem, a chamada “economia circular”. Nesta lista entram os brechós, por exemplo. “Os brechós ganham destaque e são um contraponto à cultura do descarte rápido, porque promovem práticas mais sustentáveis.”
Personalização
“Não apenas produtos personalizados, mas embalagens, recomendações, conteúdo, soluções customizadas e atendimento. Cada vez mais o consumidor quer se sentir único diante da multidão”, explica a consultora de negócios.
Saúde mental e bem-estar
A demanda por produtos e serviços que priorizem saúde e qualidade de vida tende a crescer no próximo ano, ao mesmo tempo que o trabalho deixa de ser o centro da vida das pessoas, segundo a consultora. “Produtos relacionados ao bem-estar tiveram um alto crescimento principalmente por conta da pandemia e a preocupação com a saúde impulsiona a demanda desse mercado”.
Tecnologia e IA
Como já esperado, a inteligência artificial permanece em alta no próximo ano. “Ela revolucionará a forma como as marcas se relacionam com os consumidores, permitindo a personalização em larga escala e a criação de jornadas de compra sob medida. No entanto, o equilíbrio entre automação e humanização será essencial para garantir conexões genuínas. Apesar do crescimento do uso da IA, as pessoas continuarão a pedir por conexões humanas”, finaliza Silmara.
Como se adaptar?
Diante dessa conjuntura de mudanças, o Sebrae-SP desempenha um papel fundamental ao ajudar os pequenos negócios, principalmente por meio de consultorias, capacitações e acesso programas estratégicos. A intenção é apoiar os empreendedores na adoção de práticas sustentáveis, na utilização de inteligência artificial para personalização do atendimento e na criação de experiências que engajem seus consumidores.
Além disso, o Sebrae-SP também oferece programas voltados para inovação e economia criativa, conectando empresários a soluções práticas e acessíveis que transformam desafios em oportunidades de crescimento. Os empreendedores podem buscar informações em qualquer ponto de atendimento do Sebrae-SP na região.
SERVIÇO
O Sebrae Aqui funciona na sede da Associação Comercial e Industrial de Garça, na Avenida Dr. Rafael Paes de Barros 347. Mais informações pelo telefone (14) 3471-0480. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 08 às 17 horas. (Por Sebrae SP - Foto: Adobe Stock)
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