Associação garcense dá dicas de como montar uma equipe de vendas
Investir no treinamento dos colaboradores é fundamental para impulsionar as vendas
Todas as vendas que a Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG aborda questões referentes as vendas no comércio local, um dos pontos com maior enfoque diz respeito ao atendimento. Segundo o superintendente Fábio Dias , por mais que o consumidor encontre preço e qualidade, se ele não se sentir bem atendido, a venda está fadada ao fracasso. Nesse ponto, segundo ele, uma equipe de vendas bem treinada é essencial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento.
“Os vendedores desempenham papel fundamental no aumento das vendas, na fidelização de clientes e no fortalecimento da marca no mercado. É ele que recebe o consumidor, que recebe o cliente e que vai apresentar os produtos, tentar convencer da compra. Por isso esse atendimento é importantíssimo em todo o processo”, disse ele.
De acordo com o dirigente, é possível estruturar ações que fortaleçam esse recebimento do consumidor de forma que o mesmo, além de comprar, se sinta tentado a voltar a realizar novas compras, mas, por mais estratégias que haja, todas passam pela capacitação da equipe.
“Podemos compartilhar mil dicas sobre como formar uma equipe de vendas eficiente e impulsionar os negócios, mas diante do mercado que vemos hoje, é impossível seguir adiante sem que haja uma capacitação da equipe. O mercado está cada vez mais exigente e competitivo, a capacitação da equipe de vendas se torna um diferencial importante para as empresas que buscam se destacar. Já dissemos várias vezes sobre a história de consumidores que só adquiriram determinados produtos em razão do atendimento recebido. A gente mesmo, quando entra em um estabelecimento e é bem atendido se sente desconfortável em sair sem comprar nada”, disse ele, completando que a interação direta dos vendedores com os clientes é fundamental para transmitir os valores da marca, compreender as necessidades do consumidor e oferecer soluções personalizadas.
“Não estamos falando de fórmula mágica, mesmo porque ela não existe. Mas o vendedor, a equipe tem que estar preparada até para as singularidades e adotar algumas práticas pode ser importante na construção de uma boa equipe de vendas”, disse ele.
Dicas
Fábio Dias elencou alguns pontos importantes que, segundo ele, podem fazer a diferença nas vendas, na conquista de clientes e na fidelização dos mesmos.
“São dicas passadas por instituições competentes como o SEBRAE, e que, se postas em prática, ajudam a melhorar os negócios. Não temos a fórmula mágica, mas podemos colaborar dando algumas orientações. ”, disse ele.
- Pesquise o mercado: escolher a equipe certa começa com uma pesquisa de mercado bem-feita. Compreender as necessidades da empresa ajuda a determinar o número de funcionários necessários e a garantir que, no momento do atendimento, nem os colaboradores fiquem ociosos, nem os clientes aguardem por longos períodos.
- Invista em treinamentos: o treinamento contínuo dos vendedores é fundamental para que eles tenham as habilidades técnicas necessárias para fechar as vendas. Além disso, capacitar os colaboradores é essencial para que possam oferecer suporte adequado aos clientes, esclarecendo dúvidas e atendendo demandas.
- Especialização por setor: uma estratégia eficaz é designar um vendedor específico para cada setor da empresa. Isso permite que cada colaborador se torne um especialista nos produtos ou serviços que oferece, o que transmite maior confiança e credibilidade.
- Vendas externas: para empresas que realizam vendas externas, é essencial que os vendedores compreendam o perfil do público-alvo. Isso garante que as abordagens sejam mais eficazes e aumentam as chances de sucesso. Além disso, ao envolver deslocamentos, é importante considerar o aumento da equipe, quando necessário, para garantir agilidade e eficiência no atendimento.
A equipe de vendas é uma peça fundamental no sucesso da empresa, por isso, é necessário investir em profissionais qualificados e treinados. Montar uma equipe competente ajuda a manter a competitividade no mercado e impulsiona os resultados.
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