
Mariliense condenado a mais de 14 anos por atos em Brasília é preso na Argentina
O morador de Marília, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, de 34 anos, é um dos dois primeiros brasileiros a serem presos na Argentina após a Justiça do país determinar a captura de 61 foragidos envolvidos nos atos golpistas de 08 de janeiro de 2023.
O morador de Marília, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, de 34 anos, é um dos dois primeiros brasileiros a serem presos na Argentina após a Justiça do país determinar a captura de 61 foragidos envolvidos nos atos golpistas de 08 de janeiro de 2023.
Ele foi preso na sexta-feira (15) pela polícia em La Plata, cidade da província de Buenos Aires, na Argentina. Segundo a imprensa local, Rodrigo estava próximo de uma estação de trens, quando foi abordado por policiais que o identificaram e deram voz de prisão.
Em 2024, Rodrigo foi condenado a mais de 14 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de direito, tentativa de golpe de Estado e dano qualificado à deterioração de patrimônio tombado.
A pena também inclui o pagamento de R$ 30 milhões em danos morais coletivos de forma solidária com outros réus. A condenação do mariliense já transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso.
Preso ainda durante a invasão na Praça dos Três Poderes, Rodrigo conseguiu liberdade provisória em sua casa em Marília, mediante uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, ele sumiu em abril de 20 após deixar a bateria do equipamento descarregar e acabou na lista de procurados da Justiça. Desde então, foram levantados indícios de que ele pudesse estar na Argentina, a exemplo de dezenas de outros brasileiros condenados que haviam fugido para lá. Em outubro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a extradição de Rodrigo ao governo argentino. O mariliense deve ser extraditado e retornar à prisão em regime fechado no Brasil para continua cumprir sua pena. Enquanto isso, sua esposa e filhos – um deles autista – deve seguir em Marília convivendo ainda com uma doença hereditária que provoca fragilidade nos ossos. (Na imagem Rodrigo Carvalho preso pela polícia de La Prata – Foto: Polícia de Buenos Aires/Divulgação)
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.