Black Friday: ACIG dá dicas para impulsionar as vendas
No próximo dia 29 acontece a tão aguardada Black Friday e, lojistas e consumidores esperam pela realização do evento.
No próximo dia 29 acontece a tão aguardada Black Friday e, lojistas e consumidores esperam pela realização do evento. Se de um lado muitos consumidores aguardam a Black Friday para aproveitar os descontos e adquirir aqueles produtos cobiçados, os empreendedores também podem ter na data uma boa oportunidade para impulsionar as vendas, conquistar novos clientes e fidelizar os mais antigos. De acordo com o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Fábio Dias, planejar as estratégias pode ser desafiador, mas com as dicas certas os empresários podem aproveitar ao máximo essa data, sem perder margem de lucro.
“Nós já temos observado uma mudança no comércio, em todos os segmentos. A maioria dos nossos lojistas está realizando o que ficou conhecido como “Esquenta Black” e o consumidor tem aderido a este movimento, mas ainda podem ser usadas ou pensadas em algumas estratégias que venham ao encontro das expectativas do lojista”, disse o superintendente.
Segundo ele, a Black Friday marca o início da temporada de vendas de fim de ano e, numa primeira ação, é importante que o lojista, o empreendedor prepare sua equipe para a campanha promocional e sobre o destaque que ela deve ter.
“É uma oportunidade de deixar a equipe participar com ideias e praticar a inovação, nivelando as competências dos colaboradores. O sucesso de uma campanha em data comemorativa é muito maior quando todo o time está envolvido desde o início”, pontuou Dias.
Outro ponto lembrando pelo dirigente diz respeito a conquista de novos clientes sem, contudo, esquecer dos clientes atuais.
“A fidelização de clientes é um dos pilares para o sucesso dos negócios, especialmente em momentos de grande concorrência, como a Black Friday. Uma boa estratégia é oferecer condições exclusivas para quem já é cliente, como um desconto ou um brinde especial”, disse ele, destacando a importância do relacionamento pós-venda.
“Essa orientação pode ser repetitiva, mas é sempre importante falar, embora tenhamos percebido, cada vez mais, que nossos lojistas têm mantido canais de comunicação e suporte, programas de fidelidade e avisos sobre novidades com seus clientes. Não são poucas as lojas que formaram grupos e que, nesses grupos, divulgam promoções, fazem lives promocionais, divulgam os lançamentos, os preços. Os clientes vêm se acostumando com essa relação e têm sido um canal de divulgação também”, comentou ele.
Outra dica apontada por Fábio Dias é criar estratégias para estimular o senso de urgência na clientela, como ofertas por tempo limitado e promoções relâmpago, com duração de algumas horas ou somente no dia da Black Friday. São, segundo ele, ações que incentivam os clientes a tomarem uma decisão de compra imediata antes que a oportunidade acabe.
De acordo com o dirigente, muitos pontos podem ser observados para se conquistar um resultado positivo, mas o quesito primordial é a qualidade do atendimento.
“Sempre batemos nessa tecla. O consumidor quer ser bem atendido, quer se sentir confortável no estabelecimento, quer atenção. Isso tem que acontecer durante todo o tempo, mas em momentos de campanha, aa atenção deve se redobrar”, frisou ele.
Dicas
Fábio Dias elenca outras dicas que são importantes:
- Planeje-se com antecedência
- Crie ofertas irresistíveis
- Utilize o marketing multicanal
- Acione a sua base de clientes
- Atendimento ao cliente
- Invista no pós-venda
- Avaliações e depoimentos
Comentários
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