Fábio Dias
26/11/2024
Garça 

Aumento no descarte irregular de inservíveis preocupa em Garça

Prefeitura reforça orientações sobre descarte correto para evitar criadouros do Aedes aegypti

 

O descarte irregular de materiais inservíveis, como móveis velhos e pneus, tem aumentado nas ruas e terrenos de Garça. Esta ação favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, Chikungunya, Zika vírus e febre amarela.

Conforme divulgado pela Secom, o recolhimento de inservíveis é gratuito, basta o munícipe agendar.
“A Prefeitura realiza semanalmente o recolhimento dos materiais descartados corretamente e o serviço deve ser agendado, mas o processo é simples. Basta fazer a solicitação ligando para a Secretaria de Administração dos Serviços Públicos no número (14) 3471-0044”, publicou a Secom.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, exceto feriados.
Após o agendamento, os materiais devem ser deixados na calçada, devidamente ensacados, para que a equipe de coleta faça o recolhimento.
Durante o ano diversas ações de limpeza acontecem. Desde ontem, 25, está em curso mais um mutirão de limpeza, realizado pela secretaria de Administração dos Serviços Públicos, realiza mutirões de recolhimento destes materiais. A ação prossegue até o dia 29 de novembro, obedecendo um cronograma pré estabelecido.


O que pode ser descartado
Entre os materiais que são recolhidos pela Prefeitura estão móveis velhos, pneus, brinquedos quebrados, potes e outros materiais inservíveis.
Não são recolhidos restos de construção (tijolos, telhas, madeira), podas de árvore, lâmpadas, pilhas, óleo de cozinha e material hospitalar (esses devem ser descartados em locais específicos indicados no site da Prefeitura).

Legislação e penalidades
Conforme a Lei nº 5.491/2022, o descumprimento das normas de descarte correto pode gerar penalidades:
- advertência escrita para o primeiro caso de irregularidade,
- no caso de persistência do problema, o infrator pode ser multado em 50 UFG (R$ 4,54 cada), o que equivale a R$ 227,00, valor que dobra em caso de reincidência.

(Na imagem: registro feito na manhã de ontem, 25, no Jardim Ecoville)

 

 

 

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.