Transformação na Educação de Garça: de escolas sem AVCB a modernização tecnológica
O cenário da educação pública municipal estava marcado por precariedade e insegurança no final de 2016, segundo o prefeito João Carlos.
O cenário da educação pública municipal estava marcado por precariedade e insegurança no final de 2016, segundo o prefeito João Carlos. Além de enfrentar o desafio de salvar o único hospital da cidade, a nova gestão encontrou nas escolas uma situação alarmante. Em 2016, uma ação civil pública foi movida pelo Ministério Público, destacando a falta de segurança nas unidades escolares. Naquele momento, nenhuma das escolas municipais possuía o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento essencial para garantir a segurança dos alunos e funcionários.
Logo no início da nova administração, problemas graves foram revelados. Em uma escola, paredes de banheiros estavam prestes a desabar; em outra, um ventilador caiu do teto e atingiu uma criança de 10 anos. Uma creche foi interditada devido ao risco de desabamento do telhado. Além disso, não havia a distribuição de kits de materiais escolares nem de uniformes, e os desfiles cívicos, tão tradicionais, haviam deixado de
acontecer.
Ao longo dos últimos oito anos, a gestão enfrentou esses desafios de forma sistemática. Com 25 creches e escolas municipais, duas novas unidades foram construídas durante esse período. Inicialmente, nenhuma das escolas possuía o AVCB, mas hoje 18 unidades já contam com esse documento, e a expectativa é de que esse número ultrapasse 20 até o final de 2024, com a conclusão das obras em andamento. Além disso, um novo núcleo escolar municipal está previsto para ser inaugurado, ampliando ainda mais a rede de ensino.
A entrega de kits escolares e uniformes, que antes não acontecia, foi implementada anualmente nos últimos oito anos. Outro avanço foi a realização do concurso público para diretores entre 2017 e 2018, eliminando a prática de nomeações políticas para cargos de liderança nas escolas.
Na área tecnológica, as escolas passaram por uma modernização significativa. Todas as unidades receberam novos laboratórios de informática, equipados com tecnologia de ponta, proporcionando um ambiente adequado para o aprendizado digital. A renovação também incluiu a troca de mobiliário e melhorias na segurança, como a instalação de cercas ao redor das escolas.
Além dessas melhorias estruturais e tecnológicas, os desfiles cívicos voltaram a ser realizados, tanto no 7 de setembro quanto no aniversário da cidade. Estes eventos cívicos, agora organizados em horário noturno, proporcionam maior conforto e segurança para alunos e espectadores, além de serem realizados na área do Lago, um ponto turístico central de Garça. A retomada dos desfiles foi elogiada, sendo considerada um exemplo de valorização do patriotismo e da cultura local, com repercussão positiva nas cidades vizinhas.
Segundo a administração atual, os desafios educacionais foram enormes, mas os resultados mostram que a cidade caminha para uma educação pública cada vez mais segura e de qualidade. (Por Garça em Foco)
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.