SAAE reduz a pressão para equilibrar o abastecimento na cidade
Garça, assim como outras regiões do Estado, enfrenta altas temperaturas que superam os 40°C, focos de incêndio, a estiagem mais severa dos últimos 80 anos e às constantes quedas de energia que afetam as captações.
Garça, assim como outras regiões do Estado, enfrenta altas temperaturas que superam os 40°C, focos de incêndio, a estiagem mais severa dos últimos 80 anos e às constantes quedas de energia que afetam as captações. Diante desse cenário crítico, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) tem trabalhado com pressões reduzidas na rede para equilibrar o abastecimento de água no município. Com isso, o objetivo é garantir um fornecimento mais uniforme, evitando que regiões altas ou distantes sofram com a falta de água. De acordo com o SAAE, “infelizmente algumas regiões, como parte do Labienópolis, parte do Williams e a parte mais alta do Rebelo, são as que mais sofrem”.
A redução da pressão também minimiza vazamentos e a necessidade de manutenções frequentes na rede. A estratégia é aumentar a pressão durante a noite, quando o consumo é menor, para reabastecer os reservatórios e garantir a distribuição ao longo do dia.
Segundo o diretor do SAAE, André Pazzini Bomfim, essa medida é crucial, especialmente com a queda de vazão do Córrego do Barreiro, principal ponto de captação.
Atualmente, a captação subterrânea do Poço Guarani 1, perfurado há quatro anos, tem sido fundamental para mitigar a crise.
“Com a queda de vazão do Barreiro tivemos que optar por reduzir a pressão na cidade como um todo, para poder suprir o déficit do reservatório. Se não tivéssemos a captação subterrânea, por meio do Poço Guarani 1, estaríamos vivendo uma situação muito pior. As interrupções na energia, desligam as bombas que, consequentemente, param de mandar água para a Estação de Tratamento. Ao mesmo tempo, o consumo continua, ou seja, até que o sistema volte a ser restabelecido, os reservatórios praticamente se esgotam. Daí a necessidade de a população colaborar, usando a água de maneira racional”, explicou o diretor completando que “o SAAE agradece a compreensão e pede a todos que colaborem evitando o uso desnecessário da água neste período de estiagem”. (Garça em Foco)
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.