Fábio Dias
07/10/2024
Garça 

José Alcides Faneco vence o pleito eleitoral em Garça e assumirá Prefeitura a partir de 2025

Depois de muitas expectativas e de uma campanha intensificada ao longo dos últimos dois meses, José Alcides Faneco venceu o pleito eleitoral em Garça e assumirá a Prefeitura a partir de 2025.

Depois de muitas expectativas e de uma campanha intensificada ao longo dos últimos dois meses, José Alcides Faneco venceu o pleito eleitoral em Garça e assumirá a Prefeitura a partir de 2025. Faneco, que conta com a ex-vereadora Patrícia Marangão como vice em sua chapa, chega ao seu quinto mandato como chefe do executivo garcense, desta vez pela coligação "Garça Livre" e traz um histórico extenso e consolidado de gestão pública. Ele foi eleito prefeito da cidade em quatro ocasiões, entre 1992 e 2016, e desempenhou papel fundamental em importantes projetos de infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento urbano que marcaram sua trajetória política. 

Natural de Lins, Faneco começou sua vida profissional aos 11 anos como office boy, enquanto estudava e se dedicava ao desenvolvimento profissional. Formou-se em Economia na Unimar e se especializou em Marketing pela Fundação Eurípedes Soares da Rocha e pela ESPM, em São Paulo. Sua trajetória o levou a trabalhar em grandes empresas como TELEBRAS e Promon Engenharia, mas foi em Garça que decidiu fixar residência definitiva e entrar para a vida pública. 

Faneco iniciou sua vida política como vereador, e logo alcançou a prefeitura, onde teve uma longa e bem-sucedida gestão. Em seus mandatos, realizou uma série de obras que transformaram a cidade e garantiram desenvolvimento e qualidade de vida para os moradores. 

Entre suas principais conquistas estão a pavimentação e a construção de galerias pluviais, a duplicação das entradas da cidade, a criação de áreas de lazer como o Parque Ecológico Jaime Miranda e o Jardim Oriental, e a construção da FATEC, primeira faculdade pública de Garça. 


Comemoração: “Deus é justo. Deus é grande e não dorme”

Antes mesmo da divulgação oficial dos resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Faneco e seus correligionários já comemoravam a vitória. Primeiro defronte o comitê de campanha e depois defronte o Paço Municipal.

Foram abraços, lágrimas, felicitações de partidários das mais diferentes idades.

Ao analisar o resultado o prefeito eleito salientou que foi o resultado de um trabalho feito com muita seriedade.

“É uma alegria imensurável poder comemorar esse resultado junto a amigos que temos”, disse ele.

Ao analisar a campanha realizada, Faneco ponderou que ela poderia ter sido melhor.

“Poderia ter tido uma campanha mais limpa, melhor, mas tivemos, muitas vezes, que ficar respondendo questões, apontamentos. O importante é que agora poderemos avaliar os propósitos que temos para a cidade. Vem o momento de esfriar a cabeça, sentar com a equipe e ver de fato o que a cidade precisa, e o que temos que fazer para atender essas necessidades”, frisou ele.

Ao ser questionado sobre a não realização de debates, Faneco lembrou que o modelo de debate visto em todo território nacional, onde até cadeiradas saiu, não agrega para a democracia, e o candidato não consegue, de fato, trazer para a pauta, as suas propostas e pensamentos.

“Sou favorável a um debate com a participação da comunidade. Diferente do que vimos que em nada agrego”, disse ele.

Para o prefeito eleito, o resultado conquistado nas urnas mostra que “Deus é justo. Deus é grande e não dorme”.

E entre os amigos que o felicitaram pela vitória estava Luiz Carlos Belline, que foi vice-prefeito de Faneco em sua primeira gestão – 1993-1996


Secretariado: redução para 13 secretarias


Inquirido sobre os nomes do seu secretariado, os seus diretores, José Alcides Faneco disse que, num momento oportuno falaria sobre o assunto. Em meio a comemoração da vitória, era prematura qualquer fala.

“É certo que temos em mente alguns nomes, para algumas secretarias. Mas tudo isso depende de sentar, conversar com aqueles que pensamos. Ver se aceitam. Isso é assunto para um momento mais oportuno. O que posso dizer que temos em mente reduzir as secretarias. Hoje são 19 e queremos, no máximo, 13”, finalizou ele.


Números

Segundo dados do TSE, José Alcides Faneco foi eleito com 43,72% dos votos, enquanto Adhemar Marcondes de Moura ficou com 35,39% dos votos. Em números absolutos Faneco recebeu 9.838 votos e Adhemar 7.964.

A candidata Deyse Serapião recebeu 4.444 votos (19,75%) e Dr. João  Marcos 255 (1,13%). Vale lembrar que, segundo TSE, os votos destinados ao Dr. João Marcos estão anulados sub judice.

Em Garça 90,57% dos votos, o equivalente a 22.501 votos, foram considerados válidos. Também foram registrados 1.233 votos brancos (4,96%) e 1.109 votos nulos (4,46%).

Fotos do Evento


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.