Fábio Dias
02/10/2024
Garça ACIG 

Garça tem saldo positivos de emprego em agosto, mas vagas caíram 72,72% em relação a julho

O Governo Federal divulgou na segunda-feira (30) dados atualizados do Cadastro Geral Empregados e Desempregados (Caged), que apontam um saldo positivo de empregos em Garça no mês de agosto.


O Governo Federal divulgou na segunda-feira (30) dados atualizados do Cadastro Geral Empregados e Desempregados (Caged), que apontam um saldo positivo de empregos em Garça no mês de agosto. Foram registradas 482 admissões contra 443 demissões, resultando em 39 novos postos trabalho com carteira assinada. O saldo de vagas apresenta uma queda de 72,72% na comparação com o mês de julho, quando a cidade registrou 571 contratações e 428 desligamentos, ficando com um saldo positivo de 143 novas vagas formais de emprego.

Em agosto último o setor de serviços liderou as contratações, com 149 admissões, contra 125 demissões, gerando um saldo positivo de 24 empregos. Já no saldo de vagas, quem assumiu a liderança foi o setor da indústria , que contratou 117 trabalhadores e demitiu 73, alcançando um saldo de 44 novos postos. 

O setor de Agropecuária, a exemplo do ocorrido em julho, fechou o período com perdas de vagas no mercado formal, visto que demitiu, mais que contratou. Durante o mês de agosto foram contratados 71 trabalhadores e demitidos 113. Com isso o setor perdeu 42 postos de trabalho. No mês de julho a situação foi ainda pior com o fechamento de 67 postos de trabalho.

Comércio tem recuperação durante mês de agosto


Nesse cenário todo, fechando o período com a criação de sete novos postos de trabalho, o setor de Comércio mostrou recuperação durante o mês de agosto. Em julho, com a contratação de 116 trabalhadores e o desligamento de 130, o setor tinha perdido 14 postos de trabalho.

“O comércio, na avaliação do mercado formal de emprego, deu uma respirada em agosto. Ele vinha de um cenário negativo e, chegando em agosto, mostrou recuperação. Estamos entrando no último trimestre de 2024 e, a partir de agora, as expectativas só aumentam. São três meses que definem a economia do comércio varejista e, nisto estão inclusa a criação de postos de trabalho”, falou o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Fábio Dias.

Segundo o dirigente, embora tenha havido, de maneira geral, a queda no número de contratações e na geração de vagas, na comparação com o mês de julho, os dados apontam que o único setor com desempenho negativo foi a agropecuária.

“Agropecuária depende muito dos produtos que estão em safra. Estamos vivendo um período sem precedentes de estiagem. Estamos vivendo uma seca tremenda e tudo isso influencia. A agropecuária como um todo está sofrendo com o problema climático sim, isso vai afetar”, disse o dirigente garcense.


Acumulado do ano


No acumulado do ano, de janeiro a agosto, Garça contabiliza 3.883 admissões e 3.212 demissões com saldo positivo de 671 novos empregos em 2024. Nos oito primeiros meses de 2024, somente o setor de Comércio teve um desempenho negativo, fechando 43 portas de trabalho. Foram admitidos 881 trabalhadores, mas foram desligados, no mesmo período, 924.

Dentre as oportunidades de trabalho o maior número de contratações veio do setor de Serviços que admitiu 1.219 trabalhadores e demitiu 831, criando 388 postos de trabalho. Em seguida vem a Indústria com a criação de 239 postos de trabalho , resultado das 900 contratações contra a 661 demissões. 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.