Fábio Dias
31/10/2024
Garça 

Finados: Cemitério Santa Faustina funcionará das 7 às 18 h

No próximo sábado, dia 02 de novembro, é celebrado o Dia de Finados. Um momento para, relembrar aqueles que já não estão entre nós.

No próximo sábado, dia 02 de novembro, é celebrado o Dia de Finados. Um momento para, relembrar aqueles que já não estão entre nós. Milhares de pessoas passarão pelo Cemitério Santa Faustina, numa peregrinação que se intensifica amanhã, dia 01 de novembro, Dia de Todos os Santos. Conforme o divulgado, o Cemitério estará de portas abertas das 7 às 18 horas para receber os visitantes no Dia de Finados.

Após os retoques finais realizados nos últimos dias, o local está preparado para acolher as pessoas que desejam homenagear seus entes queridos. Até amanhã, dia 1°, os familiares ainda podem realizar a limpeza dos jazigos.  Enquanto isso, os servidores públicos trabalham na manutenção do cemitério, incluindo a retirada de entulhos das obras e reforço na sinalização para garantir um ambiente seguro e organizado.

Em meio aos cuidados com a saúde pública, medidas estão sendo tomadas no combate à dengue. Aqueles que visitarem os túmulos serão orientados a utilizar areia molhada, disponível em latões pelo local, em vez de água nos

vasos. Além disso, não será permitida a entrada de recipientes que possam acumular líquidos, como medida preventiva contra a proliferação do mosquito

transmissor da doença.

“As pessoas que colocarem flores naturais por favor tirar do plástico que envolve o vaso para evitar de acumular água, a fim de evitarmos a dengue”, orienta a direção do Cemitério.

Para facilitar a localização dos jazigos, a administração disponibiliza um computador que ajuda as pessoas a encontrar os túmulos de seus

entes queridos. Caso haja dificuldade, os visitantes podem procurar o serviço de informação na secretara, fornecendo o nome completo da pessoa sepultada. Com o auxílio do sistema informatizado, os funcionários poderão localizar rapidamente o túmulo desejado e, se necessário, acompanhar a pessoa até o local. Desde a implantação desse sistema, houve um aumento

significativo na eficiência desse serviço, proporcionando agilidade e praticidade para os visitantes.

 

Atração: ‘Santa Irma’

Inaugurado em 1928, atualmente o cemitério possui cerca de 45 mil pessoas sepultadas, indicando a expectativa de muitos visitantes até o próximo sábado. A grande atração do Cemitério Santa Faustina é a Capela Nossa Senhora Aparecida, onde está sepultada a conhecida e Santa Irma, a quem muitos atribuem milagres.

Exatamente por isso, a menina milagrosa possui muitos devotos que se manifestam  levando presentes. Em todos os cantos da pequena capela não há mais espaço para as homenagens, que vêm principalmente em forma de brinquedos. Entre eles, diversos bilhetes com prováveis pedidos de graça e agradecimento por pedidos atendidos.

 

Orientações - cuidados

Aos motoristas que circularem pela região, é recomendável estarem atentos  às alterações implementadas em anos anteriores. A administração garante que haverá sinalização adequada para orientar e melhorar o fluxo de veículos durante esse período sensível para muitas famílias.

Policiais Militares permanecerão nas imediações para garantir a segurança dos visitantes. Agentes do setor de fiscalização ficarão de olho nos ambulantes, que só poderão trabalhar se estiverem devidamente cadastrados.

Agentes de saúde orientam os visitantes a tomarem alguns cuidados para evitar o acúmulo de água parada e assim prevenir a dengue. As pessoas que visitarem o cemitério no Dia de Finados, serão orientadas basicamente no sentido de não utilizarem água nos vasos e sim areia molhada que está acondicionada em latões distribuídos pelo local.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.