Fábio Dias
02/10/2024
Garça ACIG 

Dia das Crianças, Black Friday e Natal: Acig fala sobre vendas no último trimestre do ano

Os próximos três meses do ano vêm com oportunidades para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios em curto prazo


Os próximos três meses do ano vêm com oportunidades para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios em curto prazo. O segundo semestre costuma ser melhor que o primeiro, para a maioria das atividades. A proximidade de grandes datas comemorativas, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, favorece, em especial, as atividades do varejo, o que geram boas expectativas, dado o aumento esperando na demanda por produtos e serviços.

De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, as expectativas são positivas e sempre existe um otimismo por parte de quem empreende.

“O nosso comércio, o nosso empreendedor fica, é lógico, com uma certa cautela, pois não se consegue esquivar das preocupações do dia a dia. Mas o otimismo impera. Nesses três meses é a oportunidade de conseguir alavancar o que não fez no primeiro semestres. São três momentos fortes, para os quais os lojistas vem se preparando e criando as expectativas”, disse Fábio Dias, superintendente da ACIG.

Segundo o dirigente, logo após o  Dia dos Pais, o comércio garcense já veio se preparando para a campanha dos Dia das Crianças com impulsionamento nas redes sociais  e também para a Black Friday.

“Tivemos uma semana do Liquida Garça, que veio para impulsionar as vendas, chamar a atenção do consumidor e até dar uma mostra do que pode ser feito nas próximas ações. Essas datas comemorativas também se tornam oportunidades para atrair novos clientes, fidelizá-los e se diferenciar da concorrência”, falou ele.

Fábio Dias lembrou que o comerciante garcense vem investindo em marketing nas redes sociais, como também programa sorteios e promoções ao longo do ano, de acordo com o calendário das datas comemorativas e comerciais. 

Para o dirigente, o planejamento antecipado é fundamental para o sucesso de qualquer ação.

“O relacionamento e atendimento ao cliente é a base da fidelização do público. Temos muitos lojistas que tem feito suas divulgações pelas redes sociais. Isso é importante, mostra que já existe um cliente fiel, que faz parte dos grupos, que está sempre atento as novidades. Essa relação é importante”, falou ele, lembrando que, após o Dia das Crianças tem a Black Friday e já vem as ações voltadas para o período natalino.


Dia das Crianças


O Dia das Crianças promete movimentar o comércio garcense, com consumidores atentos à qualidade e preço dos produtos. Dias lembra que os pais continuam sendo os maiores responsáveis pelos presentes, , seguidos por tios, avós e demais familiares. Padrinhos e madrinhas não ficam de fora.

“É um leque grande que o comerciante tem que estar atento. Não somente no que as crianças querem, mas também em quem vai presenteá-las. Isso pode render novos clientes, inclusive, em outros segmentos. É preciso estar atento a tudo isso”, frisou Fábio Dias.

O Dia das Crianças vem sendo considerado a terceira data comemorativa mais importante para o varejo, em volume de vendas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Criança gosta de ganhar brinquedo, que continuam sendo os prediletos, mas as  roupas e calçados – sempre úteis na visão dos pais –, seguem em alta. 

“O leque vai aumentando. Se der uma volta pelo nosso comércio e vai perceber inúmeras opções que alegram tanto aas crianças quanto quem vai presenteá-las. Por exemplo, os jogos educativos estão ganhando espaço, conquistando as crianças, assim como os eletrônicos. Como pode ver, o leque de opções é grande e contempla os mais diversos segmentos do comércio varejista”, disse o dirigente, salientando que estratégias preparadas para atender o público, seja no presencial ou no digital, podem atrair o cliente de forma mais assertiva.

“É importante que os empreendedores pensem em estratégias para os canais de venda em que estão presentes e identifiquem oportunidades”, pontuou.


Black Friday 2024


A Black Friday neste ano acontece no dia 29 de novembro. A data já se consolidou como um evento crucial para o comércio, impulsionando o faturamento dos varejistas e influenciando o comportamento dos consumidores. 

Segundo Fábio Dias, muitos consumidores se preparam para aproveitar as promoções na última sexta-feira de novembro, com ênfase em compras essenciais e uma crescente pesquisa por ofertas.

“O evento foi "importado" dos Estados Unidos e tradicionalmente ocorre sempre na última sexta-feira de novembro. Os lojistas já devem ir se preparando e, quando for o momento, oferecer, de fato, promoção para o consumidor. Muitos garcense já estão atentos à variação de preços, fazem uma  monitorização. Pesquisas recentes mostram que o consumidor pretende começar a pesquisar por produtos com cerca de um mês de antecedência, evidenciando que ele está cada vez mais informado e atento na busca por garantir as melhores oportunidades. Nosso lojista também deve se atentar e se preparar para a ação”, salientou Fábio Dias.

O dirigente comentou que a Black Friday vai além de uma oportunidade para descontos.

“É um momento essencial para o comércio aumentar suas receitas e fidelizar clientes. Varejistas estão investindo cada vez mais em tecnologias para personalizar ofertas. A Black Friday se mantém como um termômetro para o desempenho do varejo no final do ano. A ação, que muitas vezes se estende por uma semana, se consolidou como uma das datas mais relevantes para o varejo no Brasil”, colocou o dirigente.

 

Natal 

As vendas de Natal, principal data comemorativa para o comércio, sempre vêm carregadas de expectativas.  

“Logo, logo estaremos falando sobre as ações natalinas. O que já está certo é que daqui a dois meses , dia 06 de dezembro, o comércio já começa com a abertura em horário noturno. O tempo passa rápido, mas antes do Natal temos aí o Dia das Crianças e a Black Friday. O que orientamos é que nosso lojista tem que se preparar para atender o consumidor de Garça e região. Por isso é importante estar preparado para essa conquista, pois atuar no comércio é exercer uma prática de conquista diária”, finalizou Dias.


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