Da série "Recordar é Viver": Estádio Municipal "Frederico Platzeck" foi inaugurado há 58 anos
Wanderley Tico Cassolla
Há exatos 58 anos, era inaugurado o Estádio Municipal "Frederico Platzeck", com muita festa e bola rolando. No dia 04 de outubro de 1.966, uma terça feira, Garça fazia aniversário, e o maior presente foi a entrega do novo campo. O terreno foi doação da família Platzeck. O prefeito Pedro Valentim Fernandes utilizou recursos próprios do Município e uma parte doada por verba pessoal do então deputado estadual Manoel Joaquim Fernandes, o Manolo, que custeou o levantamento do muro de fecho e a praça esportiva.
O jogo inaugural: Seleção Amadora 4 x 3 Scratch da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Na preliminar aconteceu a decisão da 1ª edição da Taça Cidade de Garça: Mercado 1 x 0 Bangú, gol do meia Luiz Paulo Perez. Depois uma demonstração de ginástica rítmica pelos alunos do Ginásio Santo Antônio, orientados pela professora Terezinha Barganian. Em seguida teve uma bonita apresentação da Banda Marcial do Colégio Guedes de Azevedo de Bauru. As festividades também foram abrilhantadas pela Banda Municipal de Garça, sob o comando do maestro Geraldo Moisés. O primeiro gol do jogo festivo foi de autoria do garcense Irineu Araújo Palmeira.
O tempo passou e o "Platzeck" fechou. No último domingo tivemos eleições municipais. A torcida de todos os esportistas é de que os novos governantes, que assumirão a partir de 01 de janeiro de 2025, deem um carinho especial ao lendário "Platzeck", e a bola volte a rolar redondinha no tapete verde, o m ais breve possível !!!
Repercussão
Mais uma vez o colunista Tico Cassolla movimentou as redes sociais. Muitas foram as manifestações a respeito do Platzeck.
“Parabéns pela lembrança Tico. Vou acrescentar uma importante lembrança.
O Platizek sempre foi um grande motivador para os atletas do Hilmar Machado de Oliveira na década de 70. Era um local onde eram selecionados os melhores para as provas de atletismo, modalidade que muitos se destacaram nas provas Regionais. Mas o destaque motivacional desse lugar, era o fato de que, os times que perdiam os jogos tinham que fazer aula de GRAMÁTICA "ECOLÓGICA", traduzindo: O Professor Gilberto nos fazia aparar a grama com as costas, as pernas, com a barriga. E quem estivesse com fome e fosse vegetariano, resolvia por ali mesmo.
Apesar do orgulho de ter um local tão importante para o atletismo escolar, literalmente era inesquecível. Perdeu... melhor ir na aula de educação física com uniforme velho”, postou Flávio Pádua Godoi.
“Uma vergonha alheia o PLATZEK ESTAR ABANDONADO, aí juntemos todos vereadores mais o prefeito e o vice, não votem em ninguém que tenham algo a ver com esse povo!”, disse Benedito Saenz Artioli, no que foi endossado por Sidnei Silva e outros internautas.
José Roberto Moyses coloca que “Muitos falam do Estádio Platzek , eis aqui uma pergunta que faço aos entendidos e responsáveis pelo esporte de Garça..., e o campeonato de futebol AMADOR...? Era esta categoria que disputavam no Estádio e Campos das vilas. Mas depois que o futebol de campo , teve outra nomenclatura e foi remanejado para outra área com a redução do campo , ou melhor meio campo, perdemos toda a nossa essência futebolística , é uma pena ter acontecido isso
Felizmente ou infelizmente o que tem pra hoje é .(SUÍÇO)...ou melhor só isso
Obs. Para que reativar o Platzek se o nosso futebol faliu...!”
O internauta Dionisio Ribeiro salienta que tem saudades, que o gramado era um tapete e que todos cuidavam com carinho.
“Dizem que existe uma cláusula no documento de doação do terreno que o espaço se destina somente a prática esportiva...caso contrário voltara ao proprietário original...tanto o estádio quanto ao campo de pouso de aviação”, colocou Zeu Lima.
Zancopé Simões , Celso Luiz Ramos e Luiz Antônio Meneguetti lembram que estavam no estádio no dia da inauguração.
“ A cidade inteira, praticamente, estava presente. Quem não foi, acompanhou a narração do Toninho Constantino pela RCG”, postou Zancopé Simões.
“Temos que lembra que a city foi referência internacional na formação e revelação de jogadores de futebol, equipes japonesas investiram nessa plataforma. Vários centros de treinamentos pela city. Tem que atrair os investidores para fomentarem essa prática de fomento. Aí é berço de craques. E reativar o Platzek com o Azulão na sua plenitude para alegria dos amantes do futebol”, colocou Evarzinho Martins Filho.
“O primeiro jogo oficial do Estádio, jogo terceira divisão, GFC 2x Gália 1, jogo válido pela primeira rodada do campeonato, só para esclarecimento, jogo oficial, eu Luiz “ alemão “, marquei o primeiro gol daquele jogo, apenas um esclarecimento!”, citou Luiz Helder Bosque
“Eu tive a oportunidade de jogar ao lado do Irineu, craque indiscutível, hoje jogaria em qualquer time do Brasil”, colocou Eduardo Davi Loureiro.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.