Fábio Dias
08/10/2024
Garça ACIG 

Associação aponta dicas para conferir se o preço do produto está no caminho certo

O mês de outubro vem marcado por datas comemorativas. O Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12, já movimenta o comércio varejista, mas o período tem ainda o Dia do Professor e o Dia do Médico.

O mês de outubro vem marcado por datas comemorativas. O Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12, já movimenta o comércio varejista, mas o período tem ainda o Dia do Professor e o Dia do Médico. Embora não tenha tanta tradição, as duas datas movimentam o comércio e fazem a economia girar.  Mal começou o mês de outubro e, como lembrou o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Fábio Dias, já é tempo de também pensar na Black Friday e no Natal. 

“São datas importantes para o comércio neste segundo semestre e que trazem à tona as expectativas de aumento de vendas, de obter, de certa forma, algum lucro. E quando se pensa em lucro, se pensa em preço, em como vender e por quanto vender. A associação já trouxe para Garça cursos voltados a questão da precificação. Sabemos que, muitas vezes o empreendedor tem dificuldades para ‘dar um preço’ ao seu produto”, disse o dirigente.

Dias salientou que, nesse cenário de vendas, de datas comemorativas, de expectativa no aumento de vendas, o lojista, o empreendedor deve se atentar, 

um pouco mais ,em relação aos preços praticados. É importante que ele não afete sua margem de lucro ou prejudique as vendas. 

“O lojista, o empreendedor, precisa conhecer os custos envolvidos, a percepção de valor dos clientes e o preço praticado pelos concorrentes. São pontos que devem ser observados. São pontos fundamentais”, disse Fábio Dias.

Seguindo orientações de especialistas, Fábio Dias elencou algumas dicas que, segundo ele, podem trazer um bom resultado financeiro nas vendas.

“São dicas simples e importantes. Dicas inclusive passadas pelo Sebrae, que já deu curso de precificação aqui em Garça. São passos simples e necessários”, disse ele.


Dicas


1 - Calculadora na mão
O primeiro passo neste processo é conhecer os custos (gasto necessário para aquisição ou produção do item) e as despesas variáveis (são gastos indiretos, mas necessários, como o marketing e os cumprimentos legais, por exemplo). Ao entender esses itens, fica mais fácil formular seu preço de venda. Faça o cálculo por cada unidade. O cálculo básico para formação do preço seria Custo + Lucro + Despesas variáveis = Preço de venda.


2 - Conheça seus clientes
É importante saber a percepção de valor do cliente. Isso significa entender quanto o consumidor acha que o seu produto vale e está disposto a pagar. Se o seu preço não estiver dentro da percepção de valor do comprador, ele dificilmente será vendido. Utilize essa percepção a seu favor e faça com que seus clientes se disponibilizem a pagar um pouco a mais. Uma marca premium, uma embalagem atraente e um atendimento personalizado elevam a noção de valor.


3 - Qual a sua margem?
A diferença entre o custo do produto (gasto para aquisição) e o preço de venda é chamada de margem. Algumas empresas ganham na margem. Ou seja, elas conseguem obter uma diferença muito positiva na venda de cada produto, mesmo que isso signifique vender com pouca frequência. Já há outros negócios que preferem ganhar no giro do produto, isto é, com movimentação de vendas e isso faz com que ganhem no acumulado.


4 - Fique de olho no mercado
Deve fazer parte da estratégia dos pequenos negócios conhecer quem são seus concorrentes. Avalie o preço praticado por eles, como fazem promoções e isso dará uma boa noção de como decidir os preços dos seus produtos.


5 - Crie pacotes de produtos
Uma forma de facilitar a precificação e aumentar o ticket médio de compras do cliente, além de movimentar o estoque, é trabalhar com mais de um item em um pacote fechado com produtos que se complementam, fazendo a venda conjunta por um preço único.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.