Fábio Dias
04/10/2024
Garça ACIG 

ACIG parabeniza empreendedor pelo Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa: 95% das empresas garcenses estão nessas categorias

Amanhã, dia 5 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa  e a Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG parabeniza o micro e pequeno empreendedor garcense.

Amanhã, dia 5 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa  e a Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG parabeniza o micro e pequeno empreendedor garcense.

Em Garça, de acordo com dados do Governo Federal, as microempresas e as empresas de pequeno porte respondem por 95,28% das empresas ativas, instaladas na cidade.  Um dado que, segundo o presidente da ACIG, Fábio Raniel, é motivo para comemorar, parabenizar e pensar no cenário econômico da cidade.

“Garça tem toda uma história construída na área do agro, na cafeicultura. Continuamos com essa história e hoje somos uma referência quando o assunto são os cafés especiais. Mas também avançamos na área da indústria e não estamos falando aqui de empresas grandes, que também temos referências. Estamos falando o empreendedor que caminha, que faz, que aposta em seu sonho e que, devagar, abre o seu negócio. Estamos falando do microempreendedor, do pequeno empreendedor que, em território garcense, responde por mais de 95% das indústrias instaladas e ativas na cidade. São números que não podemos ignorar”, disse Raniel.

Segundo dados do governo federal, até o mês de agosto último, Garça contabilizava 5.179 empresas ativas, sendo que destas, 4.687 são microempresas e 248 são classificadas como empresas de pequeno porte. 

Os dados apontam ainda que das 4.687 microempresas, 3.018 têm a opção de Microempreendedor Individual (MEI).

Os números mostras que apenas 4,71% das  empresas garcenses que estão ativas, num número absoluto de 244, não entram nessas categorias. 

“Temos aqui empresas aqui como a PPA, a Garen, a Fulltime, o Pastifício  Paulista, a Farinha Deusa, Teixeira Pinto, RB, Mac Loren. São muitas e, infelizmente não conseguirei citar todas. São empresas que movimentam a nossa economia, mas, por outro lado, temos um grande número de empresas pequenas, que também movimentam, e muito a nossa economia. São empresas que dão emprego, que contratam, que fazem a nossa economia girar”, disse ele.

Segundo o dirigente, empreender, na maioria dos casos, é, um verdadeiro desafio, por isso, nada mais justo do que ter um dia especial para esse empreendedor.

O dia 5 de outubro é, na verdade, uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei 9.841/1999.

Para o dirigente, ao se falar em empreendedorismo, deve-se considerar que, em cada negócio, em cada empresa aberta, ou fechada, tem-se uma história de vida, a idealização de um sonho, o desejo de vencer.

De acordo com Raniel, a força da micro e pequena empresa está, justamente, no coletivo. Sozinhos, muitos têm uma representatividade monetária limitada em suas áreas de atuação, juntos, possuem uma importância econômica que não pode, de forma alguma, ser subestimada. 

“A ACIG parabeniza esses empreendedores garcenses e se coloca à disposição, com sua grade de serviços, para poder ajudar. Podemos, com orientações, ajudar a enfrentar os desafios e continuarem. Um exemplo do que temos é o Sebrae Aqui que orienta os caminhos a seguir. Temos a Incubadora de Empresas, entre tantos outros serviços e nos colocamos, como é o nosso papel, à disposição”, disse Raniel lembrando que a lei assegura às microempresas e às empresas de pequeno porte tratamento jurídico diferenciado e simplificado nos campos administrativo, tributário, previdenciário, trabalhista, creditício e de desenvolvimento empresarial.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.