
ACIG oferece dicas para empreendedores que desejam começar a exportar
Buscar países vizinhos e com culturas semelhantes à do Brasil pode ser uma boa alternativa para quem deseja ingressar no mercado internacional
O sonho de todo empreendedor é ver seu negócio crescer e alcançar estabilidade, e quando isso acontece, novas oportunidades surgem. Com o aumento das possibilidades globais, a exportação tornou-se uma opção para aqueles que desejam expandir seu negócio. A Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG apresenta algumas dicas para empresas que querem explorar o mercado internacional e começar a exportar seus produtos.
“Nós temos aqui em Garça muitas empresas que já atuam com exportação. Outras estão querendo entrar nesse mercado. Nossa balança comercial tem sido muito positiva. Nós temos algumas orientações, que são passadas pelo Sebrae, para aqueles que desejam exportar”, disse o superintendente Fábio Dias.
O dirigente garcense elencou seis dicas fundamentais para os empreendedores que desejam entrar nesse mercado.
Segundo ele, a ACIG tem o compromisso de apoiar micro e pequenas empresas na expansão de seus negócios.
“O que nós orientamos é que, em caso de dúvidas, podem procurar a Associação. Naquilo que pudermos daremos as orientações e, se preciso for, os redirecionamentos necessários”, frisou ele.
Dicas
1 - Faça uma análise: o primeiro passo para iniciar a exportação é analisar seu negócio. Essa avaliação deve considerar seus fabricantes e colaboradores, a fim de verificar se eles podem atender à demanda de exportação. Além disso, é fundamental examinar as vendas para entender se a empresa está pronta para exportar ou se requer novos investimentos.
2 - Escolha um mercado apropriado: não adianta exportar para qualquer país; é essencial realizar uma pesquisa para identificar o mercado mais adequado. Essa investigação ajuda a identificar quais países podem receber seus produtos e a entender os pontos fortes e fracos de cada um. É importante também pesquisar a concorrência e a cultura do país, só assim será possível identificar se esse é um bom mercado para seus produtos.
3 - Demanda em potencial: é crucial verificar se o país selecionado tem demanda para seus produtos. Durante essa análise, você poderá descobrir se há consumidores para o que você oferece. Países que importam itens semelhantes aos seus têm maior potencial de aceitação.
4 - Situação econômica: não basta apenas escolher um país, é necessário pesquisar a situação econômica dele. Em países que estão enfrentando dificuldades econômicas, os consumidores tendem a ter prioridades de consumo, por isso, identifique se é um bom momento para oferecer os seus produtos.
5 - Busque países próximos: inicie a exportação para nações próximas ao Brasil que possuam cultura similar. Isso faz com que os custos de frete sejam menores e aumentam as possibilidades de aceitação pelo público.
6 - Por que alguém compraria seu produto? antes de começar a exportar, questione-se sobre o motivo pelo qual alguém de outro país compraria seu produto. As respostas podem indicar melhorias necessárias ou confirmar que sua empresa está pronta para começar a exportar.
Comentários
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