Espetáculo "Monsanto, Mon Amour!" será apresentado no dia 13 em Garça
A agenda cultural garcense está cheia e as cortinas da Sala Miguel Mônico prontas para o abrir e fechar. Na próxima semana, o Teatro Municipal de Garça receberá dois espetáculos.
A agenda cultural garcense está cheia e as cortinas da Sala Miguel Mônico prontas para o abrir e fechar. Na próxima semana, o Teatro Municipal de Garça receberá dois espetáculos. O primeiro, “Vigiar e Punir”, será apresentado
no dia 12 de setembro, às 19h30, e no dia 13 de setembro às 10h30. Ainda no dia 13 de setembro, às 19h30, os palcos da Sala Miguel Mônico serão cenário para o espetáculo “Monsanto, Mon Amour!” , também da Cia Caravan Maschera.
Feita por meio da apresentação de bonecos, a peça "Monsanto, Mon Amour!", terá apresentação gratuita.
O tema do espetáculo é a crise ambiental dos dias atuais, enquanto também fala sobre o comportamento humano em relação ao meio ambiente.
Diretor do espetáculo, Leonardo Garcia Gonçalves elencou como temas principais do trabalho a bancada ruralista no Congresso, o uso de agrotóxicos, as questões indígenas e as críticas envolvendo a empresa Monsanto, fabricante de produtos agrícolas.
Apesar de trazer uma temática clara e bastante crítica, o espetáculo tem uma abordagem subjetiva. A dramaturgia começa quando uma criança encontra uma lata do herbicida Roundup, produto que estudos apontam ter potencial cancerígeno, com um rótulo ilustrado com o personagem Chico Bento. A partir disso, cenas se costuram e estabelecem diferentes sentidos.
“É um espetáculo baseado na imagem e não ‘textocêntrico’. A dramaturgia apoia essa construção imagética com bastante ironia e senso crítico aguçado, mas nessa proposta o texto é tão importante quanto a iluminação e os bonecos”, disse o diretor.
Bonecos
Os bonecos foram criados por Leonardo e por Fernanda Paredes, que trabalhou com o Giramundo, um dos mais antigos grupos de bonecos no Brasil. Foram usados materiais como espuma, plástico e madeira.
“Alguns bonecos parecem estar se desfazendo, e isso cria uma imagem muito forte de corpos em decomposição, que tem muito a ver com o enredo da história. Além disso, há atores com máscaras que lembram algo relacionado à química, e parecem urubus. Isso também compõe a cena porque ajuda na construção de sentido, o público pode se perguntar quem são esses manipuladores. A partir desse jogo, o público vai construindo hipóteses”, afirmou Leonardo.
Com sede em Atibaia (SP), a Companhia Caravan Maschera se apresenta em Garça com dois espetáculos que foram realizados com o apoio do ProAC Editais.
A peça é indicada para maiores de 14 anos.
Ingressos gratuitos podem ser retirados antecipadamente na Biblioteca Municipal ou na bilheteria do teatro na hora do espetáculo.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.