ACIG orienta lojista: saiba como se preparar para atender o público 60+
Na próxima semana, mais precisamente no dia 1.º de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. Até 2006 o Dia Nacional do idoso era comemorado no dia 27 de setembro, mas a celebração foi transferida para o dia 1º de outubro em razão da aprovação da Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, quando entrou em vigor o Estatuto do Idoso, através da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003.
“Independente da data ser comemorada em 27 de setembro ou 1.º de outubro, o Dia do Idoso é uma data para refletir sobre a situação dos idosos, valorizar a pessoa idosa e defender os seus direitos fundamentais. Nós, enquanto comércio temos que estar atentos e preparados para atender esse público, dentro das peculiaridades que ele exige”, comentou o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Fábio Dias.
Segundo o dirigente, o lojista garcense deve estar tento a esse movimento da sociedade e, por isso, é importante que os pequenos negócios e os futuros empreendedores saibam sobre a economia da longevidade, ou economia prateada, como é chamado o nicho voltado para pessoas nessa faixa etária.
Dados mostram que, em pouco mais de duas décadas, a quantidade de idosos no país dobrou. Saiu de 15,2 milhões, em 2000, para 33 milhões, em 2023. De acordo com a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2070, mais de um terço da população nacional será de pessoas acima dos 60 anos (37,8%).
“O IBGE, com dados de 2022, aponta que Garça conta com uma população de 8.710 com idade igual ou superior a 60 anos. É um número considerável. É um dado que não pode ser ignorado. Quantas dessas pessoas que estão econômica e socialmente ativas e são responsáveis pelo sustento de seus lares. É preciso se atentar”, frisou ele lembrando que “ A população está envelhecendo e, se o empreendedor não se adaptar, treinar os funcionários para terem mais paciência, para serem mais amigáveis, ou até oferecerem uma cadeira para o idoso, pode perder o cliente”.
Segundo Fábio Dias, o lojista deve se atentar, pois esse consumidor quer e precisa de atenção. A experiência do idoso deve ser espetacular para que ele se fidelize, volte e traga mais clientes.
Outro ponto que Dias chama a atenção diz respeito ao e-commerce e as redes sociais que também devem estar adaptadas a esse público.
De acordo com a pesquisa “Diversa idade”, realizada pela Globo, os brasileiros acima de 50 anos estão consumindo mais produtos on-line – 92% das pessoas nessa faixa etária acessam a internet e sete em cada dez compram utilizando canais digitais ao menos uma vez no mês.
“É necessário fazer um aplicativo o mais amigável possível, com poucos cliques, sem complicação, com fontes de fácil leitura e tamanhos maiores. É muito comum os empreendedores abrirem negócios on-line somente para o jovem e se esquecerem dessa parcela considerável de consumidores”, salientou ele.
O dirigente garcense comenta ainda que o empreendedor precisa gostar dessa faixa etária e entender o processo de envelhecimento na sua globalidade. Trabalhar com terceira idade não pode ser oportunismo. As pessoas precisam gostar de idosos e ter muito respeito.
Orientações
Fábio Dias cita dicas importantes para atrair o público formado por pessoas acima dos 60 anos.
1- Atendimento
Atender uma pessoa acima de 60 anos não pode ser da mesma forma que atender uma pessoa jovem. É necessário um atendimento especial.
“A velocidade da informação, a forma rápida como a gente conversa, querendo atender logo, ou já partir para um próximo cliente, não é possível com esse público 60+. É muito complexo, porque a velocidade de processamento e tomada de decisão de uma pessoa com mais de 60 anos é diferente”, disse Dias.
2 - Comunicação
É necessário que o público sênior se enxergue em suas ações de marketing. “Não adianta querer atender o público com mais de 60 anos se todos os cards da rede social estão direcionados para o público jovem. Se ele não se enxerga na comunicação, como que ele vai se enxergar como cliente da empresa?”, aponta.
3 - Respeito
É necessário atendê-lo sem o olhar do “vovô ou da vovó”. “Isso realmente incomoda esse público. Precisamos ser profissionais e não ficar naquele atendimento de ‘tia’, ‘tio’. Não são tios. Não são tias. Não são avós. Nossos avós. São clientes e merecem respeito. O cliente com mais de 60 anos é muito mais fiel do que um consumidor jovem. Isso é importante também para o empreendedor, afinal, fidelizar cliente é uma garantia e um diferencial no mercado”, comentou.
4 - Novas oportunidades de negócios para o público 60+
Com o passar dos anos, há uma tendência de maiores gastos com saúde e menores gastos em alimentação, transporte, cuidados pessoais. Mas além de gastos com medicamentos, a população idosa tem investido cada vez mais no autocuidado, adquirindo suplementos e cosméticos como uma forma de trazer o bem-estar, expressar sua identidade, sua autoestima e sua felicidade.
Outra dica para fidelizar essa população é lembrar que gostam de atendimento personalizado e não gostam muito de procurar produtos em gôndolas.
5 - Fidelização e adoção de inovações
Os consumidores idosos são mais fiéis a uma marca (ou estabelecimento comercial) do que os consumidores mais jovens.
“Eles gostam de se sentir seguros, necessitando de informação detalhada sobre os produtos que pretendem comprar, e sentir que não são discriminados”, falou Fábio Dias.
6- Comunicação efetiva
A recepção é essencial na percepção de como o atendimento é percebido pelo cliente. E a comunicação é um aspecto crucial no atendimento, especialmente quando se trata de idosos, uma vez que essa população frequentemente enfrenta dificuldades de comunicação e compreensão.
7- Dicas de espaço e organização
É importante lembrar que idosos podem apresentar maior dificuldade em relação à locomoção, e dificuldade de enxergar letras pequenas. Adotar medidas simples de espaço e organização podem fazer uma grande diferença nesses casos.
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