Fábio Dias
12/09/2024
Garça ACIG 

ACIG: no Dia do Cliente, aprenda dicas para conhecer melhor o seu consumidor

 

A Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG lembra lojistas garcenses que o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, pode ser uma oportunidade para o empresário conhecer melhor o seu consumidor e, assim, aumentar o faturamento do seu empreendimento.


A Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG lembra lojistas garcenses que o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, pode ser uma oportunidade para o empresário conhecer melhor o seu consumidor e, assim, aumentar o faturamento do seu empreendimento. 

“Estamos sempre abordando essa questão. As empresas existem para resolver problemas: problemas dos seus clientes. Os clientes têm necessidades, mas, mais que isso, têm desejos e sonhos e o objetivo principal de qualquer negócio, é suprir essas aspirações. O lojista tem que estar preparado para atender as necessidades do cliente. Mais ainda, ele tem que saber quais são essas necessidades”, pontuou o superintendente Fábio Dias.

Segundo ele, cada interação com o cliente é uma oportunidade de aprender mais sobre ele e, quanto mais o lojista o conhece, mais chances terá de surpreendê-lo e de ter um “fã incondicional do seu negócio”.

“Seguimos as recomendações do Sebrae. O lojista tem que fazer uma abordagem proativa para captar a percepção do cliente. Uma coisa que funciona bem é, ao fim de um processo de atendimento, descobrir as impressões que o consumidor teve. É inquiri-lo de forma tranquila, procurando saber  se ele tem alguma sugestão de melhoria. Assim é possível acumular informações essenciais sobre as preferências e expectativas. O conhecimento aprofundado do seu consumidor é a chave para oferecer uma experiência memorável”, salientou Dias elencando dicas passadas pelo Sebrae.


Dicas

- Delegue tarefas e interaja com os clientes

Para otimizar o atendimento, é fundamental que os empreendedores deleguem tarefas operacionais e se concentrem em interações diretas com os clientes. Ter tempo reservado para entender os desejos e necessidades dos clientes pode fazer toda a diferença no sucesso de um empreendimento.


- Cada ser humano é um universo

Essas informações serão relevantes, inclusive, para construir um portfólio diverso de produtos e, assim, atender ao gosto do freguês. Por mais “nichado” que seja um negócio, sempre haverá demandas conflitantes ou variadas. É essencial ter flexibilidade para personalizar parte do que é entregue ao cliente. “Quando você tem clientes com demandas minimamente conflitantes, é necessário que você tenha um mix de produtos um pouco mais diversificado. 

Compreender o perfil do cliente permite antecipar suas necessidades e oferecer produtos e promoções alinhados aos seus interesses”, pontuou Fábio.


- Oportunidades para crescer

Críticas e feedbacks dos clientes devem ser encarados como oportunidades para o aprimoramento do negócio. 

“Às vezes o lojista não gosta de receber críticas, mas até elas são importantes para que ele melhore, atualize e faça com que este consumidor que fez a crítica se torne de fato um cliente”, comentou o superintendente.


- Presença digital

Em um cenário cada vez mais digital, a presença on-line das marcas é indispensável e amplia as possibilidades de interação com os clientes. “É importante ter em mente que o mundo é ‘figital’, físico e digital, tudo junto e misturado”, afirma.

Para pequenos empreendedores, plataformas como Instagram e WhatsApp são ferramentas poderosas que facilitam a comunicação e a realização de vendas. 

“Já falamos sobre isso várias vezes. Nossos lojistas, cada dia mais, têm lançado mão das redes sociais para a venda. O combo Instagram e WhatsApp funciona muito bem e abaixa os custos”, complementa, sugerindo como estratégia divulgar os produtos por meio de vídeos e imagens no Instagram e direcionar o cliente, através de um link, para fechar o negócio no WhatsApp.


Comentários

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