Fábio Dias
19/08/2024
Garça 

Coronel deixa o comando da Polícia Militar em Marília

Na última quinta-feira, 15 de agosto, foi realizada Solenidade de entrega de Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau e despedida do Tenente Coronel Alexandre Espindola Cardoso Ledo, Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPM/I).

Na última quinta-feira, 15 de agosto, foi realizada Solenidade de entrega de Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau e despedida do Tenente Coronel Alexandre Espindola Cardoso Ledo, Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPM/I).

Conforme divulgado, na ocasião seis policiais militares receberam a honraria em seu mais elevado grau, o “Primeiro”, que é almejado por muitos, mas alcançado por poucos.

O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou  a transferência do tenente-coronel Alexandre Espíndola Cardoso Ledo para a reserva, com consequente promoção a Coronel da Polícia Militar. Ledo encerrou sua atividade no comando do 9º Batalhão da PM em Marília. A cerimônia de despedida ao comandante teve participação de militares, autoridades, amigos e familiares, com homenagens.

A PM desejou ainda uma nova fase de vida repleta de saúde, felicidade e momentos de paz ao lado de sua família. 

O tenente-coronel Alexandre Espindola Cardoso Ledo deixou, a semana passada,  o comando do 9º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Marília e que abrange 25 cidades da região. Ele passou para a reserva (a "aposentadoria" militar). Quem assume interinamente o comando é o major André Luiz Collado, atualmente Subcomandante.

“Celebramos também a trajetória de um Comandante que, ao longo de sua carreira, se tornou não apenas um líder, mas um verdadeiro paradigma de coragem, sabedoria e humanidade, conquistando o respeito e a admiração de todos que tiveram o privilégio de servir sob sua liderança. Os Oficiais e Praças do 9º BPM/I desejam ao Eterno Comandante, Coronel PM Alexandre Ledo, uma nova fase de vida repleta de saúde, felicidade e momentos de paz ao lado de sua família, e que tal jornada seja tão gratificante e frutífera quanto a que trilhou na Gloriosa Corporação Bandeirante, onde seu legado perdurará como guia e inspiração. Rumo aos 200 anos. Vamos todos juntos. Ninguém fica para trás”, divulgou o setor de Comunicação Social 9º BPM/I

.

 

Histórico

Nascido em São Paulo, Alexandre Ledo cresceu em Marília, onde estudou e passou adolescência até seu ingresso na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 16 de janeiro de 1989, quando iniciou a carreira na Polícia Militar d em 16 de janeiro de 1989. Foi declarado Aspirante a Oficial PM em dezembro de 1993, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. 

Ele já havia passado pelo batalhão, além de atuar em outras regiões, como Taubaté, Campinas, Rio Claro, Catanduva e Ourinhos.

Durante 35 anos serviu em várias unidades e foi por diversas vezes condecorado. Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública levou a efeito no batalhão de Marília o seu Plano de Comando de alinhamento aos objetivos estratégicos da Instituição. Foi lembrado na despedida pela busca da redução dos índices criminais e o aumento da segurança na região, por meio de prestação de serviços de qualidade, com ações de prevenção, de Polícia Ostensiva e de aproximação do policial militar da comunidade. 

“Profundamente estimado e respeitado na Corporação, mostrava que sua verdadeira força estava na capacidade de cuidar e valorizar aqueles que o seguia, e que um Comandante não é conhecido somente pelo seu uniforme, mas pelo coração generoso que leva por baixo dele”, diz a nota oficial divulgada pelo setor de Relações Públicas. 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.