Fábio Dias
01/08/2024
Garça 

Após quedas e acidentes, Garça esclarece proibição de palmáceas nas calçadas


Providências são tomadas para evitar acidentes e proteger munícipes


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realizou notificações sobre a proibição do plantio de palmáceas (coqueiros e palmeiras) nos passeios públicos (calçadas). No final de 2023, ocorreram duas situações graves envolvendo a queda dessa espécie vegetal, inclusive sobre veículos. Felizmente, não havia pessoas no interior dos carros, resultando apenas em danos materiais. 

De acordo com a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Maria Thereza Sartori, “há uma lei municipal que proíbe esse plantio. O objetivo não é multar as pessoas, tanto que a lei não estipula nenhum valor. O objetivo é conscientizar os munícipes sobre o risco e, em não optando pela retirada dessa planta, em qualquer problema futuro, a responsabilidade será do proprietário do imóvel onde a palmácea está plantada”. 

Conforme explicação, coqueiros e palmeiras não são recomendados para plantio em passeios públicos devido à limitação de crescimento das raízes, uma vez que essas plantas possuem raízes laterais e superficiais.

“Depois de atingirem um certo tamanho, elas perdem a raiz de sustentação lateral, o que pode ocasionar quedas”, completou Thereza. 

As notificações foram enviadas aos proprietários que plantaram coqueiros ou palmeiras em passeios públicos. A secretária esclareceu que há uma variedade de palmeiras que não cresce muito. Os garcenses que possuem esse tipo de planta nas calçadas devem procurar a SAMA para informar sobre essa situação. 

Ainda de acordo com a secretária, há palmáceas em praças e escolas no município, onde os espaços são adequados para que essas plantas se estabilizem. Nesses casos, todas são de responsabilidade da Prefeitura. (Com informações Garça em Foco - Foto Google)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.