Paróquia realiza amanhã Benção dos Motoristas e Carreata de São Cristóvão
Amanhã, quinta-feira, dia 25 de julho, a comunidade católica faz festa em louvor a São Cristóvão – Padroeiro dos Motoristas.
Amanhã, quinta-feira, dia 25 de julho, a comunidade católica faz festa em louvor a São Cristóvão – Padroeiro dos Motoristas. Em Garça, seguindo a tradição a data será lembrada com carreata e benção dos motoristas. A carreata sairá defronte à Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes depois da celebração da missa às 19h30.
Segundo informado, a tradicional carreata percorrerá alguns bairros da cidade e os sons das buzinas certamente farão um show à parte atraindo a atenção da população.
Um ponto sempre observado, é que os motoristas ao se dirigirem para receber a benção dos veículos deixem os vidros abaixados. É comum na carreata os vidros permanecerem levantados, mostrando um erro dos motoristas. São Cristóvão é o protetor dos motoristas e não dos veículos.
Trajeto
Conforme informado pela Secretaria Paroquial, a carreata fará o seguinte trajeto: a saída será defronte o Santuário, seguindo pela rua Gabriela até a rua América, faz-se a Rotatória na Av. Labieno da Costa Machado sentido a Rotatória da Garça, descendo pela rua Targino Nunes e subindo a rua Carlos Ferrari, descendo pela rua Coronel Joaquim Piza, e seguindo pela Av. Labieno da Costa Machado, até a rua Ribeirão da Garça e voltando pela Av. Presidente Vargas até a rua São Francisco de Assis, chegando à Praça do Santuário, em frente à Igreja para a bênção dos carros.
História
A festa de São Cristóvão é comemorada no dia 25 de julho. Também patrono dos viajantes, ele nasceu em 251 depois de Cristo. Seu nome era, na verdade, Réprobo e nasceu na Palestina. Não havia quem lhe fosse comparado em termos de altura e força física. Assim, tornou-se guerreiro. Cansado de servir aos caprichos de um e outro rei, foi procurar o maior e mais poderoso de todos. Decidiu então colocar-se a serviço de Satanás. Porém, abandonou o anjo do mal e passou, então, a procurar o Senhor. Passou a ajudar os viajantes. Ficava às margens de um rio, transportando os viajantes de uma margem à outra. Certo dia, fez o mesmo com um menino. Mas conforme atravessava o rio, a criança ia ficando mais pesada e só com muito custo conseguiu depositá-lo na outra margem. Então perguntou: “Como pode ser isso? Parece que carreguei o mundo nas costas”. O menino respondeu: “Não carregou o mundo, mas sim seu Criador”. Assim Jesus se revelou a ele e o convidou a ser seu apóstolo. O gigante mudou seu nome para Cristóvão, que significa algo próximo de “carregador de Cristo”, e passou a peregrinar levando a palavra de Cristo.
Suas relíquias estão em Roma e Paris e ele é invocado contra acidentes.
Uma tradição antiga diz que quem olhasse a imagem de São Cristóvão passaria aquele dia sem qualquer dano. Daí a grande quantidade de imagens e pinturas do santo nas igrejas, lojas e residências
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.