Fábio Dias
31/07/2024
Garça 

Lei Lucas: Servidores da educação de Garça recebem capacitação em primeiros socorros


Nesta semana alunos das redes Municipal e Estadual de Ensino retornaram às aulas em Garça.


Nesta semana alunos das redes Municipal e Estadual de Ensino retornaram às aulas em Garça. O número de pipas ‘nos céus’ diminuiu mas, antes que os alunos da rede municipal voltassem a ocupar suas carteiras, diretores e funcionários das escolas de ensino fundamental, creches e EMEIs de Garça passaram por treinamento em primeiros socorros, em uma iniciativa crucial para a segurança dos estudantes. O curso, realizado no Recanto da Querência, foi ministrado por especialistas como Jonas Pedro Barbosa, Josiana Maria Alves e Leilane Priscila Torres Tukamoto Camargo, e incluiu tanto teoria quanto prática. O curso aconteceu nos últimos dias 25 e 26 de julho, das 8h às 17h.

A capacitação está fundamentada na Lei Lucas, que estipula a formação em primeiros socorros para professores e colaboradores de instituições educacionais básicas e de recreação infantil. Além disso, todas as unidades contam com kits de primeiros socorros com itens diversos, no qual seu uso foi esclarecido durantes das aulas teóricas e práticas.

Com informações teóricas e práticas, o Curso de Primeiros Socorros é amparado pela Lei Federal n.º 13.722 de 04/10/2018, conhecida como a Lei Lucas, que “Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil”, e também pela Lei Municipal n.º 5.513 de 09/12/2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de curso de primeiros socorros por professores e funcionários de escolas públicas e particulares instaladas no município de Garça.

Durante o curso foram passadas informações sobre a aplicação de técnicas corretas da ressuscitação cardiopulmonar, manobra de desobstrução de vias áreas; manejo da vítima em situações de contusões, distensão, entorses e câimbras; sangramento nasal; desmaio e convulsões. 


Lei Lucas

A Lei Lucas foi inspirada por uma tragédia: o falecimento de Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, por asfixia mecânica durante uma excursão escolar, após engasgar-se com um pedaço de salsicha. A falta de conhecimento em primeiros socorros por parte dos responsáveis pelo passeio impediu um socorro imediato ao garoto.

Motivada pela perda trágica, Alessandra Begalli, mãe de Lucas, iniciou uma campanha que resultou na criação da Lei, visando minimizar riscos em emergências e possibilitar o salvamento de vidas.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.