Fábio Dias
23/07/2024
Garça 

E.E Lydia Yvone manifesta interesse pelo modelo cívico-militar


A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicou no último dia 18 de julho um edital de convocação para consulta pública para que as comunidades escolares opinem sobre a implantação do modelo de escolas cívico-militares a partir de 2025 na rede pública estadual.

 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicou no último dia 18 de julho um edital de convocação para consulta pública para que as comunidades escolares opinem sobre a implantação do modelo de escolas cívico-militares a partir de 2025 na rede pública estadual. Dez unidades escolares da região manifestaram interesse no assunto, sendo uma delas em Garça.

A escola estadual Lydia Yvone Gomes Marques, no Labienópolis em Garça pode receber o modelo já no próximo ano. Em Marília, as escolas estaduais Professora Oracina Correa de Moraes Rodine, no Jardim América, na zona oeste; Professor Benito Martinelli, no Jardim Santa Antonieta, na zona norte; e Professor Edson Vianei Alves, no bairro Palmital, também na região norte, também solicitaram a mudança. 

As escolas Professor Lourenço Luciano Carneiro, em Maracaí; Professora Justina de Oliveira Gonçalves, em Ourinhos; Professora Maria Ângela Batista Dias, em Paraguaçu Paulista; José Giorgi, em Rancharia; Professora Amália Valentina Marsiglia Rino, em Rinópolis; e Índia Vanuíre, em Tupã, também solicitaram a mudança.

Essa é a segunda etapa do processo de escuta que a Seduc está promovendo sobre o tema. Entre os dias 21 e 28 de junho, os diretores de todas as unidades da rede pública paulista opinaram sobre a adesão ao novo modelo. Neste período, 302 diretores, dez deles da região de Marília, manifestaram interesse.

A partir do edital, as unidades de ensino deverão organizar reuniões com pais e responsáveis até 31 de julho para discutir o novo modelo. A opinião das comunidades escolares deve ser registrada entre os dias 1º e 15 de agosto, por meio da Secretaria Escolar Digital (SED).

Outras duas rodadas de consulta estão previstas para unidades que não atingirem a quantidade de votos válidos: em 19 de agosto, as escolas devem informar sobre o quórum insuficiente e a segunda consulta acontece pela SED entre de 20 a 22 de agosto. Em 26 de agosto, as escolas devem avisar sobre a necessidade de uma terceira rodada, que deve ocorrer entre 27 e 29 de agosto também pela Secretaria Escolar Digital.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.