Fábio Dias
24/05/2024
Garça 

Paróquia garcense se prepara para o Dia de Corpus Christi

A Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes se prepara para a Solenidade de Corpus Christi – Festa do Corpo de Deus – feriado e Dia Santo, que neste ano acontece no próximo dia 30 de maio.

A Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes se prepara para a Solenidade de Corpus Christi – Festa do Corpo de Deus – feriado e Dia Santo, que neste ano acontece no próximo dia 30 de maio. A  data será comemorada com missa e procissão. A celebração da missa está marcada para as 16 horas na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, e logo após os fiéis saem em procissão. Todo o trajeto será, como tradicionalmente acontece, enfeitado.

A procissão de Corpus Christi é a única em que não se leva a imagem de nenhum santo. É um momento único e exclusivo de adoração ao Senhor Jesus. Tradicionalmente, durante o trajeto, acontecem quatro paradas, em cujos locais são instalados altares para oração e adoração do corpo de cristo.

Como normalmente ocorre, os enfeites terão pó-de-serra colorido, borra de café, tampinhas de garrafa, materiais recicláveis e toda ornamentação é feita pelas equipes que frequentam as paróquias, como comunidades, movimentos, pastorais.

O dia de Corpus Christi é realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. A festa tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

As ruas serão fechadas oficialmente pela Prefeitura e a expectativa é que a chuva não aconteça, visto que os trabalhos terão início logo pela manhã. O pedido particular é que a população colabore e não invada as ruas enfeitadas.

 

 

A data

 

 

É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue (O Catolicismo declara que a hóstia, torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus).

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

 

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Durante a missa, o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Com seu nome proveniente do latim, a Solenidade de Corpus Christi significa “Corpo de Cristo” e tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia e professá-lo publicamente por meio da procissão.

A origem da festa remonta ao século XIII quando o Papa Urbano IV, com a Bula Transiturus de mundo, aprovou a celebração em honra ao Corpo do Senhor, sempre na quinta-feira após a oitava de Pentecostes na Diocese de Liège, na Bélgica. A partir do século XIV, o Papa Clemente V confirmou o ato litúrgico ampliando-o para as igrejas do mundo inteiro.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.