
Biblioteca terá XXII Encontro Poético no próximo domingo
Mais uma vez a Biblioteca Municipal Doutor Rafael Paes de Barros será cenário para a poesia. No próximo domingo, dia 26 de maio, ela sediará o XXII Encontro Poético de Garça.
Mais uma vez a Biblioteca Municipal Doutor Rafael Paes de Barros será cenário para a poesia. No próximo domingo, dia 26 de maio, ela sediará o XXII Encontro Poético de Garça. O evento acontecerá a partir das 15 horas e tem o objetivo de aproximar a população do fabuloso mundo das poesias.
O XXII Encontro Poético é uma realização Associação de Poetas e Escritores de Garça - APEG, criado pelo Movimento dos Poetas Garcenses em 1997, e que tem como objetivo divulgar as produções literárias locais e regionais.
O encontro de maio de 2024 vai homenagear João Alexandre Colombani e, durante o mesmo, Luiz Maurício Teck de Barros estará, com os amigos, desenvolvendo a Exposição “ O Esportista, o Comunicador, o Homem Social e Político”.
O homenageado
João Alexandre Colombani, teve seu nome perpetuado, em agosto de 2000, numa quadra poliesportiva da cidade. O colunista Wanderley Tico Cassolla, definiu, uma vez, esse cidadão que veio de fora, como uma pessoa eclética.
“João Alexandre Colombani foi mais um cidadão que veio de fora, chegou, viu e gostou de Garça, para não sair mais. Ele nasceu na vizinha Presidente Alves, no dia 28 de março de 1932. Ainda jovem por aqui chegou, e fez muita coisa boa pela cidade. Foi um gabaritado e respeitado jornalista, radialista, vereador (e presidente da Câmara), e jogador de bola. Um quarto zagueiro firme, que batia na bola de canhota. Jogou no futebol amador e no Garça. No futebol suíço, foi fundador em 25 de maio de 1975, do Kosminho “Os bons velhinhos”, depois atleta e dirigente do clube que teve origem no Garça Tênis Clube. O Colombani foi, por muito tempo, proprietário e responsável pelo “Jornal Correio de Garça”, que circulava na cidade as quartas-feiras e domingos. No rádio foi um grande comentarista e, também, apresentador de programa. Quem não se lembra dele comandando o programa “Bola no Gol” da extinta Rádio Clube de Garça, que pontualmente começava as 11h30 horas, com o patrocínio das empresas “Óleo e Sabão Serenata e da Farinha de Mandioca Bijú Deusa”. Nos jogos do Garça era o comentarista, e tinha muita gente que levava o seu radinho de pilha no “Platzeck”, só para ouvir os seus abalizados comentários. Futebol era o assunto que ele mais gostava de falar, entre “um gole e outro de cerveja”.
Do adorado Palmeiras e das famosas academias do “Verdão”, sabia “tim tim, por tim” dos jogos, escalações e títulos conquistados. Naquela época já previa tempos difíceis para o futebol brasileiro, pela falta de craques que iriam surgir e o comando um tanto quanto bagunçado dos dirigentes. Como ele “assistiu” e acompanhou as Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970, falava com propriedades, que as futuras seleções brasileiras teriam muitas dificuldades pela frente. Em pouco tempo perderia o domínio no futebol mundial. Quando na Copa de 1974, disputada na Alemanha, o Brasil perdeu para o Holanda, pelo placar de 2 a 0 e foi eliminado, no dia seguinte em seu comentário no “Bola no Gol”, afirmou categoricamente: “a Seleção Brasileira ontem levou um baile da ‘laranja mecânica’, e daqui para frente os adversários perderam o medo do Brasil”. Acertou em cheio”, escreveu Wanderley Tico Cassolla em agosto de 2022.
João Alexandre Colombani faleceu no ano 2000 aos 67 anos.
Encontros poéticos:
Criado em 1997 pelo Movimento dos Poetas Garcenses, o Encontro Poético visa divulgar a produção literária local e regional, abrindo espaço para que os autores possam recitar e divulgar suas obras durante o evento.
O Encontro é ainda mais antigo que a APEG, pois foi através do realizado em 2005que os participantes decidiram por criar a associação.
Durante o evento são realizados saraus e também uma homenagem a um escritor, seja ele ainda vivo ou já falecido, para homenagear sua obra e celebrá-la.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.