ACIG dá dicas para compras seguras no Dia das Mães
No próximo domingo, 12, é comemorado o Dia das Mães, uma das datas mais importantes do ano para o segmento varejista.
No próximo domingo, 12, é comemorado o Dia das Mães, uma das datas mais importantes do ano para o segmento varejista. Conforme colocado pelo superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Fábio Dias, a data concentra um volume de negócios significativo e leva muitos consumidores para as compras em shoppings, no comércio de rua e também nas lojas online.
É um momento em que o comércio se preparar para atender esse consumidor e incrementar as vendas, mas, segundo o dirigente, apesar de todos os cuidados, para as quadrilhas especializadas em golpes é a oportunidade perfeita para cometer crimes.
“É um momento em que o consumidor sai para as compras e que o lojista registra aumento de movimento no seu espaço. Mas é um momento também que os amigos do alheio aproveitam para lesar tanto os consumidores, quanto os lojistas. As atenções têm que se redobrar”, falou ele.
Dias lembrou que , em datas comemorativas, quando o comércio funciona no período noturno, a ACIG ‘coloca nas ruas do comércio garcense’ equipe de profissionais de segurança para garantir a tranquilidade dos que circulam pelas ruas e lojas do centro comercial.
“Nesse espaço físico a ACIG consegue minimizar os transtornos, mas em datas comemorativas, os criminosos usam abordagens como a criação de páginas falsas que simulam e-commerce, promoções inexistentes e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecerem em páginas de buscas e stories de redes sociais. Nós orientamos o consumidor de Garça e região, bem como os nossos lojistas, que se atentem para qualquer coisa que saia do normal, do comum”, falou o dirigente.
De acordo com Dias, é uma prática dos lojistas realizar promoções e combos que atraem os consumidores, mas é importe que os clientes desconfiem de promoções com preços muito menores que o valor real do produto.
Na próxima sexta-feira, 10, o comércio garcense ficará de portas abertas até às 22 horas, e o dirigente orienta também sobre cuidados com o fornecimento de informações pessoais, mesmo em situações que não estejam relacionadas diretamente à compra de um produto.
“Nessa época, são muitos os alertas para que todos se atentem e a economia não fique mais prejudicada. Os golpistas usam sites e e-mails falsos, ligações e mensagens. Tudo para enganar e ter acesso a informações pessoais, como nome completo, CPF, número de cartões de crédito e dados bancários. Temos uma preocupação com nossos associados, com a economia de nossa cidade e, consequentemente, com nossos consumidores”, salientou Dias.
Dicas para fazer compras seguras e não cair em golpes neste Dia das Mães:
- se as compras for online, dar preferência a sites conhecidos e conferir sempre se o endereço do site é o verdadeiro. Para garantir, não clicar em links de promoções recebidas por e-mail, SMS, redes sociais e WhatsApp e digitar o endereço no navegador;
- quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência;
- nas lojas e shoppings, Dias orienta que a própria pessoa passe o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa.
“Nossos lojistas não têm o costume de pegar o cartão para passar, mas é sempre bom dar essa orientação. É importante também que o consumidor sempre confira o valor antes de digitar a senha e proteja o código de segurança;
- ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verificar o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Golpistas podem se aproveitar de distrações para trocar o seu cartão;
- ao transitar pelas lojas e ruas centrais tomar cuidado com bolsas e carteiras;
- evitar transitar com muitas sacolas, que impedem uma melhor movimentação;
- não deixar a mostra quantias em dinheiro.
“São dicas simples, válidas para qualquer situação e que podem evitar grandes transtornos”, finalizou Dias.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.