Fábio Dias
27/03/2024
Garça 

Governo paulista realiza capacitação EAD para atender mulheres deficientes vítimas de violência


As inscrições acontecem de 25 de março a 25 de abril, sendo destinada a capacitar profissionais que irão trabalhar diretamente com vítimas de violência

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abriu inscrições para o curso gratuito “O Atendimento à Mulher com Deficiência Vítima de Violência”, voltado a promotores, delegados, delegadas, assistentes sociais e demais profissionais que atuam na área de proteção. A iniciativa é parte do programa TODAS in-Rede, que disponibiliza aulas online tanto para a rede de apoio à mulher vítima de violência, quanto para mulheres com deficiência.
Este curso, realizado em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), e tem o propósito de capacitar estes profissionais sobre como receber, atender e orientar mulheres com deficiência que tenham sido vítimas de violência ou de violação de direitos a partir de um olhar empático. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 25 de abril pelo link https://apps.univesp.br/sdpd/.
Serão quatro profissionais especialistas no tema ministrando aulas na modalidade de Ensino à Distância (EaD) em quatro módulos, com aulas gravadas, indicação de material pedagógico e supervisão dos especialistas. 

Os temas abordados durante o curso serão: 

- O contexto da mulher com deficiência vítima de violência; 

- Marcadores sociais de gênero e raça; 

- Capacitismo, o que é isso?; 

- História da pessoa com deficiência com foco na história da mulher com deficiência; 

- Deficiência Intelectual; 

- TEA – Transtorno do Espectro Autista; 

- Deficiência Auditiva; 

- Deficiência Visual; 

- Surdocegueira; 

- Deficiência Física; 

- Legislação e Tipificação da Violência; 

- Legislação e amparo legal; 

- Tipificação de violência contra à mulher com deficiência; 

- Como identificar as violências sofridas por mulheres com deficiência; 

- Perfil das violências sofridas pelas mulheres com deficiência; 

- Escuta Qualificada e Efetiva; 

- Acessibilidade Instrumental; 

- Tecnologias Assistivas: como garantir um atendimento de qualidade; 

- Comunicação Alternativa; 

- Pilares de Enfrentamento à mulheres vítimas de violência: A importância do trabalho em rede.
O curso de 40 horas terá início em 29 de abril e término em 02/ de agosto. Os usuários que alcançarem no mínimo 75% de participação durante as aulas, ao final, receberão certificado de conclusão.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.