
Dia do Consumidor: para ACIG data não pode ficar de fora da estratégia de vendas
No próximo dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor e, segundo a Associação Comercial e Industrial de Garça, a data vem se consolidando como uma das datas mais importantes do primeiro semestre.
No próximo dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor e, segundo a Associação Comercial e Industrial de Garça, a data vem se consolidando como uma das datas mais importantes do primeiro semestre.
“Como já dissemos, temos datas fortes no primeiro semestre, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, cujas ações focam para um público específico. Já o Dia do Consumidor é mais abrangente e pede que o comércio e até a indústria, como um todo, tenham estratégias de vendas e estratégias de conquista. É o momento de conquistar o consumidor que, posteriormente, será um cliente para qualquer momento”, falou o superintendente da ACIG, Fábio Dias.
Para o presidente da ACIG, Fábio Raniel, o Dia do Consumidor se tornou parte do calendário de compras e as empresas estão voltadas para o desenvolvimento de ações.
Raniel comenta que, rotineiramente, a ações não se concentram apenas em um dia e, muitas vezes, o comércio prepara uma semana inteira dedicada a ofertas e outras ações das lojas.
“É o que muitos falam sobre a ‘Semana do Consumidor’, que contribui muito para a movimentação. O que temos observado que muitos lojistas estão realizando promoções, bazares. É comum uma volta na cidade e nos depararmos com cartazes de promoção, anúncios de desconto. Nas redes sociais, que se tornaram aliadas e ferramenta de marketing, os lojistas anunciam suas promoções, seus descontos e isso tem acontecido com frequência. Acredito que essas ações se intensificarão na semana que vem, em razão do Dia do Consumidor”, pontuou Raniel.
Embora a data esteja próxima, os dirigentes garcense afirmam que ainda há tempo para se preparar melhor, pois mais que promoções e preços especiais, é um bom momento para implementar ações de fidelização de clientes.
“É para celebrar os direitos dos clientes, mas o momento também pode servir para estreitar o relacionamento com os clientes . Realizar ações com o objetivo de melhorar o engajamento do público. Assim, apostando na fidelização e impulsionando as vendas do primeiro semestre do ano”, frisou Raniel.
De acordo com Fábio Dias, o mês de março de 2024, com suas comemorações singulares – Páscoa, Quaresma, Sexta-Feira Santa, Dia das Mulheres, Mês das Mulheres – também propicia o desenvolvimento de ações especificas, principalmente na questão de alimentação e vendas de ovos de Páscoa, chocolates e similares.
“Temos muitas áreas para realizar ações e tudo vai depender da criatividade de cada lojista. O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura – CMEC da ACIG já está com ações no comércio e muitos estabelecimentos já estão entregando cupons para premiar seus clientes. São ações que agregam e que podem se estender para outros estabelecimentos”, disse ele.
Fábio Dias lembra também de outros diferenciais como: frete grátis; condições de pagamento especiais; pontos extras em programas de fidelidade; cashback;
seguro gratuito ou garantia estendida gratuita.
“Uma coisa puxa a outra. O consumidor quer preço, quer qualidade, quer prazo e facilidade de pagamento, mas ele também quer atendimento e isso é muito importante”, falou Raniel, lembrando que, na hora da compra, o consumidor leva em consideração: atendimento; promoções e propagandas honestos; produto entregue no prazo; trocar produtos defeituosos; estorno de compras canceladas; estorno de cobranças indevidas.
Por conta da sua crescente popularidade entre o público, além de alavancar os resultados das vendas, o Dia do Consumidor no ano de 2024 apresenta uma grande oportunidade para os negócios, a de estreitar o relacionamento entre os clientes com a marca.
“É o que sempre falamos. A melhor e a pior propaganda é o consumidor. Ele satisfeito fará sua propaganda e trará novos clientes. Esse momento é ideal para alcançar novos consumidores e, da mesma maneira, aprimorar o relacionamento com os seus clientes. Um bom atendimento está no topo das prioridades do público”, disse Dias.
Estratégias para melhorar a experiência de consumo
Fábio Raniel e Fábio Dias apontaram algumas estratégias que podem ajudar a melhorar a experiência de consumo do cliente:
1. Entender quem é e o comportamento do seu consumidor
Com um conhecimento de quem é o seu cliente, fica mais certeiro estruturar e implementar estratégias de relacionamento.
2. Oferecer múltiplos canais de comunicação
É preciso integrar o físico com o digital, o on com o off-line. Por isso, reconhecer os clientes nos canais de contato é tão importante, como chatbots, SMS, e-mail, redes sociais, torpedos de voz e o próprio telefone.
Os canais de atendimento precisam estar onde o público está, o que está bastante relacionado com o primeiro ponto, obedecer ou estar de acordo com a urgência da ocasião.
3. Preparar a sua equipe
Ações de venda e de comunicação são muito importantes para o sucesso do relacionamento com o cliente, mas a equipe deve estar pronta para implementá-las, fazendo com que aquilo que estava programado funcione e faça sentido de ponta a ponta.
“Além disso, para aproveitar todo o potencial do Dia do Consumidor, nossos lojistas, nossos empreendedores podem realizar ações como: disparo em massa no WhatsApp; SMS Marketing; marketing de relacionamento; promoções; ofertas relâmpago; combos de serviço; programa de pontos; programa de fidelidade”, pontuou o superintendente lembrando ainda que todos os canais de comunicação podem ser excelentes ferramentas para alavancar as vendas e otimizar o relacionamento não somente durante a data promocional, mas também em outras ações de marketing.
“Não é somente vender, vender. Não é somente uma data. É um momento para estreitar vínculos, reconhecer a lealdade dos clientes. Pode ter certeza que o consumidor que se sentir satisfeito estará sempre na sua loja e não apenas em datas específicas”, colocou Raniel.
Como surgiu o Dia do Consumidor
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1962. A data foi criada pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, para salientar os direitos de todos os consumidores: segurança, informação e liberdade de expressão. Por ter provocado debates em vários países e estudos sobre o assunto, o Dia do Consumidor veio a se tornar um marco na defesa dos direitos dos consumidores. Oficialmente a data foi comemorada, pela primeira vez, em 15 de março de 1983.
No Brasil, o movimento em defesa do consumidor se deu principalmente devido às crises econômicas e sociais da década de 60 e 70. Em termos legais, foi aprovada a Lei Delegada nº 4, de 1962, a primeira a “assegurar a livre distribuição de produtos necessários ao consumo do povo”. Surgiram, então, os primeiros órgãos de defesa do consumidor, como a Associação de Proteção ao Consumidor de Porto Alegre (APC), em 1976, a Associação de Defesa e Orientação do Consumidor de Curitiba (ADOC) e o Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor (atual Fundação Procon São Paulo).
Já no final da década de 1980, todas essas instituições pressionaram o Congresso Constituinte para inserir na Constituição Federal de 1988 a defesa do consumidor. A proposta foi aceita, constando no inciso XXXII, do art. 5º da CF 88 que “o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor”.
A partir de então, foi sancionada a Lei n. 8.078/90, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC), responsável por regular todas as relações de consumo com dispositivos de ordem civil, processual civil, penal e de Direito Administrativo. Um dos maiores avanços do CDC é o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor frente ao mercado, garantindo o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, melhoria de sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo país.
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