Fábio Dias
14/03/2024
Garça 

Conselho Municipal de Segurança propõe ações de conscientização em Garça

O Conselho Municipal de Segurança de Garça, que em sua composição possui representantes da sociedade, do poder público e das forças de segurança, se reuniu na noite do último dia 11 de março, com o prefeito, João Carlos dos Santos, o chefe de Gabinete, Cassiano Pelegrini de Souza e o presidente do Conselho, Eduardo Marques dos Santos Oliveira, representando a sociedade civil, autoridades civis e militares. 

O Conselho Municipal de Segurança de Garça, que em sua composição possui representantes da sociedade, do poder público e das forças de segurança, se reuniu na noite do último dia 11 de março, com o prefeito, João Carlos dos Santos, o chefe de Gabinete, Cassiano Pelegrini de Souza e o presidente do Conselho, Eduardo Marques dos Santos Oliveira, representando a sociedade civil, autoridades civis e militares. 

Conforme divulgado em matéria da Secom, a reunião serviu para propor ações, que sejam executadas em conjunto com a Polícia Militar, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e do Departamento de Posturas; visando uma maior sensação de segurança na cidade.

O presidente do Conselho trouxe para o debate a preocupação com jovens adolescentes, menores de idade, que acabam se dirigindo para locais públicos durante o período noturno para consumir bebidas alcoólicas longe da vista dos pais, com exposição a situações que podem levá-los a grandes problemas.
“Uma das propostas apresentadas foi uma campanha de conscientização voltada à família, através dos pais, com grande enfoque nos canais de comunicação e que deveria ser trabalhada com o apoio da Polícia Militar nas unidades escolares”, publicou a matéria.
Também se levantou a proposta de uma campanha mais incisiva junto aos comerciantes que vendem bebidas, lembrando que há uma Lei Federal que coíbe a prática, mas que também é uma responsabilidade de toda a sociedade olhar por seus jovens.
Pelegrini enfocou a necessidade da participação da sociedade civil no debate do tema tão relevante no município como a segurança pública. Segundo ele, a presença dos munícipes é necessária em momentos estratégicos, para discutir a maior sensação de segurança na cidade, priorizando a prevenção, e não somente em situações que já ocorreram.
O chefe do executivo garcense enalteceu o momento da efetiva reunião do Conselho, alertando a necessidade de que o encontro ocorra mais vezes. João Carlos agradeceu a presença de todos os membros e pontuou a importância e a preocupação do poder público, da sociedade civil e das autoridades de segurança da cidade com o tema, que é um dos mais importantes a ser abordado nos dias atuais.
Segundo matéria da Secom, uma das prioridades do Conselho de Segurança é dialogar sobre a segurança pública, que pode ser definida como um conjunto de dispositivos e de medidas de precaução que asseguram a população de estar livre do perigo, de danos e riscos eventuais à vida e ao patrimônio. Ela não se trata apenas com medidas repressivas e de vigilância, mas com um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumento de coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. 

O Conselho possui representação da sociedade, poder público e forças de segurança, tendo papel fundamental para propor ações que priorizem a prevenção.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.