SAMA começa ações de limpeza no Lago Ornamental
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente deu início na última semana nas ações que visam a recuperação do Lago Artificial Prof. J. K. Williams.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente deu início na última semana nas ações que visam a recuperação do Lago Artificial Prof. J. K. Williams.
No dia 9 de fevereiro, segundo divulgado pela Secom, foram retirados os peixes da espécie tilápia-do-nilo do Jardim Oriental, sendo este o primeiro passo para a limpeza e reestruturação do Lago Ornamental.
A tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) é nativa da África. Ela tolera extremos de temperatura e salinidade e vive preferencialmente em corpos d'água com vegetação aquática, de águas lentas ou pantanosas. Sendo essa uma espécie invasora, a tilápia consome todo tipo de alimento de origem animal ou vegetal, é altamente resistente às alterações ambientais, cresce e se reproduz rapidamente.
A reprodução desordenada dessa espécie no Jardim Oriental acarretou uma maior concentração de lodo e matéria orgânica no Lago, tornando-o inóspito para as demais espécies de peixes que ali habitavam.
Nas próximas semanas, serão executadas outras ações para a limpeza e recuperação dos sistemas aquáticos presentes no Lago Artificial Prof. J. K. Williams.
Destaca-se também que já está sendo elaborado projeto para a retirada da macrófita invasora, do gênero Elódea, que atualmente se apresenta em abundância no Lago maior. Esta planta aquática tem causado diversos transtornos em muitos reservatórios do país e ainda não existe tecnologia para a total erradicação da mesma.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.