Fábio Dias
02/02/2024
Garça ACIG 

Garça fecha 2023 com saldo positivo mais de 700 novos empregos: Comércio foi setor com melhor desempenho


Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no último dia 30 de janeiro pelo Ministério da Fazenda, mostram que Garça fechou o ano de 2023 com um saldo positivo de 701 novas vagas formais de emprego.


Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no último dia 30 de janeiro pelo Ministério da Fazenda, mostram que Garça fechou o ano de 2023 com um saldo positivo de 701 novas vagas formais de emprego. Segundo o divulgado, todos os setores apresentaram saldo positivo no ano passado, mas o melhor desempenho foi registrado pelo Comércio. Em 2023 o setor do Comércio em Garça criou 222 novas vagas de trabalho, resultado das 1.363 contratações contra os 1.141 desligamentos. Foi o melhor resultado dos últimos três anos. Em 2021 o saldo do comércio foi de 190 novos postos de trabalho e em 2022 foram 75 .

O segundo melhor desempenho do ano passado ficou para o setor de Serviços que criou 207 novos postos de trabalho, seguido da Indústria que criou 205 novas vagas formais de emprego.

“Os números nos deixam muito felizes. O que percebemos é um cenário positivo, em todos os setores econômicos, com o melhor desempenho do comércio. Isso é fruto de uma recuperação da economia e também consequência dela, ao mesmo tempo que evidencia o trabalho feito pela Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG) e dos lojistas. Todo o trabalho que realizamos é voltado para o fortalecimento de nosso comércio, de nossa indústria, de nossa economia”, falou o presidente da ACIG, Fábio Raniel.

De acordo com o dirigente, 2023 foi um ano muito positivo, apesar de todas as dificuldades enfrentadas. Houve, de certa forma, um respiro por parte do empreendedor. Prova disso foi o desempenho do setor de Serviços, ou setor terciário.

“A área de Serviços, na verdade, é um termômetro de como está a economia. O desempenho dessa área mostra todas as nuances, já que é ampla e engloba os autônomos. São as atividades desenvolvidas por profissionais liberais, como é o caso de dentistas, advogados, administradores de empresas, mecânicos, designers, atendentes de restaurantes e bares, vendedores de lojas, atendentes de telemarketing, programadores de informática, entre outros. Se vai bem, indica dois pontos positivos. O investimento por profissionais liberais e a recuperação da economia, já que a população em geral, está movimentando o segmento, buscando por tais serviços. Um ponto fica atrelado a outro”, falou o dirigente.

Dados do Caged mostram que em 2023, a área de Serviços em Garça foi responsável por 1254 contratações e 1047 desligamentos.  

Vale dizer que também fazem parte da prestação de serviços as atividades como serviços bancários, empresas que prestam consultorias diversas, assistências técnicas especializadas e entidades que desenvolvem serviços educacionais, de saúde ou de segurança.

Na somatória geral, o  dirigente garcense atentou para o fato de que, no ano passado, somente no mês de dezembro houve o registro de fechamento de vagas. Segundo ele, o setor de Agropecuária foi o que teve o pior desempenho no ano passado, fechando o período de 2023 com a criação de seis novas vagas.

“No decorrer do ano de 2023 o setor de Agropecuária teve desempenho negativo em janeiro, julho, agosto, setembro, outubro, novembro. Por outro lado o comércio só teve desempenho negativo em setembro, quando perdeu seis postos de trabalhos. Se formos contabilizar todos os setores econômicos, somente em dezembro a cidade, como um todo, perdeu postos de trabalho formais, fechando 28 vagas. Nos demais períodos do ano houve uma compensação entre um setor e outro”, pontuou Raniel.

No mês de dezembro de 2023 Garça registrou 313 contratações e 341 desligamentos. Os setores com saldo positivo de contratações no período (dezembro) foram a Agropecuária, com saldo de uma vaga, e o Comércio que fechou o mês natalino com 16 novos postos de trabalho, com o registro de 107 admitidos e 91 desligamentos.

“O que esperamos é que neste ano de 2024 tenhamos um desempenho positivo em todos os segmentos. Vamos trabalhar para isso. Garça é uma cidade com grande potencial e temos uma Indústria que já é referência e um Comércio forte. Temos expectativas de melhora”, finalizou Raniel. 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.