ACIG divulga calendário do mês de janeiro de 2024: pagamento de tributos e volta às aulas marcam o período
A Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG divulgou o calendário do comércio para o mês de janeiro de 2024.
A Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG divulgou o calendário do comércio para o mês de janeiro de 2024. O primeiro mês do ano vem sem novidades, com apenas um funcionamento em horário especial, que aconteceu no dia 02. Os dois primeiros sábados, como rotineiramente acontece, o horário de funcionamento do comércio garcense será das 8 às 16 horas. O diferencial do mês de janeiro fica por conta do pagamento de muitos tributos e das compras do material escolar.
“Entramos num período que é marcado pelo pagamento de tributos e pela venda de material escolar. De um lado o nosso comércio sofre, pois o consumidor dá uma segurada em razão dos muitos tributos, como IPVA, IPTU, mensalidade escolar, e os resquícios das compras de final de ano. É um mês de férias também e muitos acabam fazendo suas viagens. Tudo isso influencia de forma negativa no comércio. Por outro lado, a venda de material escolar movimenta o comércio e traz o alivio para o período”, falou o superintendente Fábio Dias.
De acordo com o dirigente , o mês de janeiro é marcado pelas compras de material escolar e a preparação para a volta às aulas e, para este ano, espera-se um aumento nas vendas em relação a 2023.
“Ainda é cedo para falarmos em percentual de aumento, bem como nos valores praticados. O que vemos é que os cadernos, mochilas, lápis e estojos já ocupam lugar de destaque nos estabelecimentos que comercializam tais produtos. Devagar as vendas até começaram e devem se intensificar no retorno as aulas”, falou ele, comentando ainda que agora é a fase da pesquisa de preços, da avaliação dos itens que de fato precisam ser adquiridos e aqueles que podem ser reaproveitados.
O que deixa os lojistas mais animados são as tradicionais liquidações que atraem o consumidor para o centro comercial.
“O mês de Dezembro não foi ruim”, disse o dirigente ao se referir sobre as vendas do Natal. “O mês de janeiro pode manter a fase positiva com as promoções que acontecem e que acabam movimentando o setor. Sabemos que é um período mais delicado, mas com criatividade, com boas estratégias, dá para mudar o quadro”, disse Dias comentando que alguns lojistas garcenses estão fazendo o “bota fora”.
“Tradicionalmente algumas grandes redes fazem as suas liquidações em janeiro, a queima de estoque, isso já está acontecendo, mas alguns de nossos lojistas também estão fazendo promoções e até um “Bota Fora”. É o empenho de cada uma que reverbera de forma positiva tanto para o lojista quanto para o consumidor”, disse Fábio Dias.
Calor e moda
Outro ponto lembrado pelo dirigente garcense, e que também pode agregar no mês de janeiro, é o calor que vem fazendo. As altas temperaturas, somadas ao período de férias, pode significar uma ‘esticada’ em praias, piscinas, clubes e isto significa movimentar o segmento de moda praia e produtos de drogaria, como protetor solar e bronzeador.
“São itens que agregam valor e ajudam a impulsionar as vendas. Não podemos ficar presos na premissa de que as férias escolares e a necessidade dos pagamentos de tributos como IPTU e IPVA sempre prejudicam o comércio no começo da temporada. Temos que buscar os pontos que podem virar o cenário e é isso que o lojista vem fazendo ”, ressaltou ele completando que “No comércio sempre há movimento, pois independente da pessoa, o movimento é esperado em virtude da necessidade de comprar. O que queremos é uma maior intensidade”, finalizou Dias.
SERVIÇO
Associação Comercial e Industrial de Garça
Telefones: (14) 3471-0480 ou (14)99175-0630
Endereço: Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, 347 - Williams, Garça
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.