Fábio Dias
26/01/2024
Garça ACIG 

ACIG: Carnaval aquece mercado dos pequenos negócios

Em meio a cadernos, mochilas, canetas e outros materiais escolares, quem frequenta o centro comercial garcense, já visualiza confetes, serpentinas, máscaras e fantasias

Em meio a cadernos, mochilas, canetas e outros materiais escolares, quem frequenta o centro comercial garcense, já visualiza confetes, serpentinas, máscaras e fantasias. A proximidade do carnaval, os bailes de esquenta já acenderam as expectativas e os foliões mais tradicionais já começaram a pesquisar produtos e serviços para curtirem a festa.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, Fábio Raniel, este ano o carnaval acontece ‘mais cedo’ e as vendas de produtos típicos acabam acontecendo de forma simultânea com a de material escolar, o que, de certa forma, movimenta ainda mais o setor de comércio.

Durante o período do Carnaval, o comércio de produtos e serviços relacionados ao evento, como fantasias, adereços, bebidas e comidas típicas, aumenta significativamente. Esse aumento nas vendas gera mais empregos e movimenta a economia em geral.

“De forma geral, este é um dos períodos que mais movimentam a economia do país, com impacto sobre diversos setores. Passamos o período da pandemia e, particularmente em Garça, temos observado uma retomada do carnaval. Ainda não temos a festa na rua, mas já foi programado os bailes nos clubes e isto ajuda a movimentar o comércio local. Os foliões já começaram a pesquisar produtos e serviços para curtir o Carnaval, que neste ano, vai acontecer na primeira quinzena de fevereiro. Nossas expectativas são as melhores possíveis e vários lojistas já levaram para seus estabelecimentos o ornamento carnavalesco”, disse Raniel.

De acordo com o dirigente garcense, neste período, além das vendas de produtos típicos, há também um incremento nas vendas em bares e supermercados, roupas e calçados.

“Por ser um período de feriado, muitos recebem visitas o que também movimenta a economia. Há também um movimento na geração de empregos.  Isso não é sentido de forma acentuada em Garça, visto que não temos empresas que trabalham com os produtos típicos, mas podemos citar, como exemplo, a contratação das bandas, pessoas que vão trabalhar nos bares nos clubes, costureiras que fazem as fantasias, entre outros’, colocou Raniel, citando a geração de empregos com as vagas temporárias. Cozinheiros, profissionais de limpeza, animadores, entre outros, são funções com maior demanda.

A orientação do dirigente garcense é que os lojistas saibam aproveitar o momento, conquistar o cliente e até fidelizá-lo.

“O que sempre pontuamos é que o cliente é nossa maior propaganda. Não é que o cliente sempre tem razão, mas ele é a mola propulsora dos negócios. Ele precisa ser conquistado. Estamos num momento pontual para dois tipos de vendas: as referentes ao material escolar e as do carnaval. Entre um e outro, o lojista pode oferecer seus produtos, mostrar mais coisas e conquistar outro público”, finalizou Raniel.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.