Fábio Dias
28/11/2023
Garça ACIG 

Enfeites natalinos começam a ser montados essa semana em Garça


Com a proximidade do Natal começam os preparativos que a cidade seja enfeitada e atraia consumidores de Garça e região.

Com a proximidade do Natal começam os preparativos que a cidade seja enfeitada e atraia consumidores de Garça e região. Os enfeites são atrativos para que os consumidores vão até o centro comercial. Novamente a Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG fez uma parceria com a Administração Municipal e, a exemplo do ano passado, assumirá os enfeites de Natal. Segundo o superintendente da ACIG, Fábio Dias, está semana os enfeites já começam a ser montados no centro comercial garcense.
“Neste ano, novamente, faremos o enfeite de natal. Mas como tudo é muito burocrático, as coisas ainda não começaram, as transações de valores entre a Associação e a Prefeitura. Porém, a Associação já se movimentou, há uma burocracia muito grande de orçamentos que devem ser feitos e já está tudo orçado, já está tudo na mão, inclusive já foi feito pedidos e essa semana já vamos começar a fazer os enfeites”, colocou Dias.
O dirigente explicou que há um custo muito grande e, a partir do momento que  se inicia a colocação dos enfeites, também se faz necessário deixar seguranças nos locais, o que aumenta os custos.
“Tudo é muito custoso e ficou definido para essa semana a montagem do Natal. Serão feitos os pórticos, como foi feito no ano passado e, também,  faremos um trabalho na Praça Pedro de Toledo. Esse ano, como novidade, onde fica o Papai Noel será coberto. Todo ano, no mês de dezembro, tem-se o registro de muitas chuvas e o Papai Noel acaba ficando ali, exposto, se tornando também uma dificuldade para quem está na praça”, falou ele.
Assim, de acordo com o dirigente, todo o espaço onde ficará a Árvore de Natal (mesmo utilizado no ano passado), será coberto para receber o Papai Noel.
Com isso, a Associação acredita que, se chegar uma chuva de última hora as pessoas terão onde se abrigar e ficando protegidas, tanto quando o Papai Noel e os enfeites.
Segundo Fábio Dias, não é incomum as pessoas questionarem do porque não investir em produtos que podem ser reaproveitados no ano seguinte, evitando gastos. No entanto, segundo ele, é preciso esclarecer que, o que é comprado ‘físico’ é reaproveitado, mas o Natal é feito de luzes, muitas luzes.
“Nesse mês de dezembro chove muito, tem o sol. Depois essas lâmpadas, esses cordões ficam guardados por um ano aguardando retorno. Na hora que você vai ligá-los, não são os mesmos. Claro que a gente tenta aproveitar o máximo possível , mas você chega e os cordões estão amarelos, outros estão escuros, a luminosidade não é mais a mesma. Grande parte disso acaba se perdendo. Só teria uma maneira, se a gente cobrisse a praça inteira ou se fizesse num local todo fechado, ai sim daria para aproveitar todos os enfeites, mas como fica em local aberto, tomando sol, tomando chuva, sem falar que muitas se queimam naturalmente. Tudo isso inviabiliza o reaproveitamento”, falou.
Com relação ao fechamento de um local, para a colocação dos enfeites, Dias explicou que, se por um lado ia aproveitar mais o material, por outro lado, atrapalharia o trânsito, o comércio, a questão de carga e descarga.
“Já tentamos fazer isso, mas o comerciante acaba preferindo não fechar para que possa fazer essa movimentação diária. Estamos de novo contratando, fazendo, comprando e essa semana faremos os enfeites. Ontem mesmo parte da Árvore de Natal, foi para a Praça Tancredo Neves, para que comecemos a montá-la. Essa semana pegaremos firme para entregar todo o trabalho o quanto antes”, finalizou.


Programação
Além dos enfeites natalinos do centro comercial, a programação dos eventos prevê, para o dia 5 de dezembro, a chegada do Papai Noel. A abertura em horário especial se dará a partir do dia 06 de dezembro.
“A chegada do Papai Noel deve acontecer no dia 5 de dezembro. Queríamos fazer antes da abertura oficial do comércio em período noturno, que este ano acontece mais cedo”, disse ele.
Fábio explicou que a abertura foi discutida e definida pelos próprios comerciantes, no ano passado.
“Foi uma decisão tomada pelos próprios comerciantes no ano passado que decidiram abrir mais cedo , por conata de pagamento, de décimo terceiro salário, entre outros pontos. Então, a partir do dia 6 de dezembro, o comércio garcense estará de portas abertas e esperamos que até lá todos os enfeites estejam prontos”, frisou o dirigente.
Com relação a programação, Dias explicou que haverá  shows na Praça Tancredo Neves, bem como a Feira do Produtos de Garça, que será montada entre a rua Deputado Manoel Joaquim Fernandes e Avenida Labieno, na rua transversal localizada antes de chegar à Rodoviária, próximo ao semáforo. Essa rua, segundo Dias, será fechada e a Feira dos Produtos de Garça ficará naquele espaço todas as noites.
“Essa questão da programação ficou por conta da Prefeitura e eles estão fechando tudo isso lá. A gente, a Associação está cuidado da parte do enfeite. A única coisa que eu posso falar é que a Associação Comercial, e isso foi a Associação, contratou uma carreta para os dias 20, 21 e 22. Serão três dias que teremos essa carreta, que vem de fora, que estará aqui. O tradicional trenzinho, que estamos acostumados, este ano estará fazendo um trabalho em Marilia. Teremos essa carreta nos dias 20, 21 e 22 de dezembro”, finalizou Dias.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.