Fábio Dias
28/11/2023
Garça ACIG 

ACIG/SEBRAE: participantes do “Festival Café e Tudo de Bom” aportam em Brotas


O sucesso foi eminente, independente da classificação final, todos os participantes do 1.º Festival Café é Tudo de Bom, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG em parceria com o SEBRAE Marília, sagraram-se campeões.

O sucesso foi eminente, independente da classificação final, todos os participantes do 1.º Festival Café é Tudo de Bom, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG em parceria com o SEBRAE Marília, sagraram-se campeões. Lançaram no cenário gastronômico de Garça 22 novos pratos, tendo por base, marcas de café da cidade. O útil, unindo-se ao útil. E, dando continuidade à programação do concurso, que foi além da divulgação dos primeiros colocados, no último dia 23, os participantes do festival, aportaram na cidade de Brotas.

“Na quinta- feira, dia 23, a ACIG em parceria com o Sebrae Marilia, e apoio do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), levou garcenses que participaram do Festival Café é Tudo de Bom, além de integrantes do COMTUR, para conhecerem melhor como funciona o Turismo em Brotas”, disse o superintendente da ACIG, Fábio Dias.

“Fazia parte do concurso que realizaríamos essa viagem até a cidade de Brotas, com o intuito de conhecer mais de perto a forma como o turismo é praticado lá. Era uma das etapas e essa foi uma iniciativa do presidente da ACIG,  Mauro José de Sá, que visualizou o potencial turístico daquela cidade, e pediu para que eu organizasse uma visita levando algumas pessoas interessadas, para aprenderem e desenvolver o turismo em Garça”, continuou ele.

O grupo levou expectativa e animação e todos foram conhecer  o turismo de aventura, o ecoturismo, que  são os maiores atrativos de Brotas, mas também puderam ver além das cachoeiras, rafting, tirolesas e eco parques.

Segundo Dias, a cidade reserva muitos atrativos, com pontos turísticos culturais, gastronômicos e hotéis fazenda e, foi na simplicidade da gastronomia que muitos se encantaram.

A velha cozinha tradicional, os grandes painelões, o forno a lenha, chamaram a atenção do grupo garcense.

A visita começou no Restaurante Mariana e seguiu com um tour histórico-cultural a pé que incluiu a Igreja Matriz, o Museu do Caipira, o Alambique Casa da Cachaça, o Centro de Artes e Artesanato, a Praça Amador Simões (Relógio do Sol e Escola Francisca), o Centro Cultural (Museu da Memória), o Calçadão Turístico, o Instituto Astral, o Largo de Santa Cruz, o Parque dos Saltos e a Secretaria de Turismo.
A delegação também visitou o Sítio Canela, conhecido pela produção de café especial, turismo rural, torrefação artesanal, produção de leite, criação de ovelhas e plantação de eucalipto.
A visita terminou com um café rural e uma conversa com o secretário de Turismo de Brotas, Fábio Pontes.
Patrícia Galvão Bosquê, diretora de Turismo, que também participou da visita, afirmou que a experiência proporcionou um valioso conhecimento sobre as boas práticas implementadas em Brotas, que podem ser adaptadas e aplicadas em Garça.

"Foi gratificante a visita, e hoje entendemos que dá para fazer turismo, não precisa de muito, mas roteiro e conhecimento do que está sendo feito, é fundamental. Tenho certeza que daqui em diante, o turismo de Garça vai caminhar de uma maneira mais fácil e prática", disse Fábio Dias.

Fotos do Evento


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.