Cultura/Pontos MIS: quinta-feira tem oficina presencial “Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto”
Na próxima quinta-feira, 10, a Secretaria Municipal de Cultura de Garça – Secult, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo
Na próxima quinta-feira, 10, a Secretaria Municipal de Cultura de Garça – Secult, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, através dos Pontos Mis, realiza a oficina presencial Pontos MIS, "Quem conta um conto aumenta um ponto". Sob a coordenação de Raphael Scire, a oficina será presencial, a partir das 14 horas, e acontecerá no espaço da Biblioteca Municipal de Garça (Avenida Doutor Rafael Paes de Barros, 522).
A oficina conta com 20 vagas, com duração de 4 horas, e é voltada para jovens a partir de 14 anos. Para participar é necessário se inscrever na Biblioteca Municipal.
A oficina trata sobre como adaptar um texto, ficcional ou não, para um roteiro audiovisual. As diferenças de linguagens, especificidades técnicas de um roteiro, o condensamento de personagens, a criação de recursos que estão subentendidos nas entrelinhas de um texto. A importância de se visualizar o que está sendo escrito, a força dos diálogos e a personalidade dos personagens.
A partir da apresentação de tópicos, a oficina propõe uma adaptação da crônica "Enterro de Pobre", da jornalista e escritora Eliane Brum, presente no livro "A vida que ninguém vê" (Arquipélago Editorial), em um roteiro de curta-metragem.
Raphael Scire: jornalista, autor do livro "Crimes no horário nobre – um passeio pela obra de Silvio de Abreu" (Giostri, 2013). Dramaturgo, em 2012 teve sua peça "Sucesso com C", sobre o universo de uma família pertencente à então classe C brasileira, selecionada pelo concurso Dramaturgias Urgentes (Centro Cultural Banco do Brasil). Como roteirista, em 2014, participou da equipe de criação do programa Tudo pela Audiência (Multishow), foi colaborador no documentário Lutando Para Vencer (2016) e assinou o roteiro de Laerte-se (2017), primeiro documentário original da Netflix no Brasil.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.