Fábio Dias
09/12/2022
Garça 

Oficina Curadoria Digital e Acervos Memeais acontece dias 13 e 14 de dezembro

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Museu das Favelas, está com inscrições abertas para a oficina online "Curadoria Digital e Acervos Memeais" que acontecem em encontros via meet nos dias 13 e 14 de dezembro.


A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Museu das Favelas, está com inscrições abertas para a oficina online "Curadoria Digital e Acervos Memeais" que acontecem em encontros via meet nos dias 13 e 14 de dezembro.
A oficina é voltada para profissionais da área de museus, principalmente para profissionais que trabalham com acervo e curadoria e requer inscrição, por conta do limite de vagas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbqFKFWG9u-NDO6iON1OLKy_xkBH7iMWeiN0uWAJQsN9qQ9Q/viewform até o dia 11 de dezembro ou enquanto durarem as vagas.
A oficina será realizada por meio do CRIA - Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca do Museu das Favelas, destinada a falar sobre a curadoria digital e acervos memeais, ministradas por pesquisadores e especialistas colaboradores do museu virtual #MUSEUdeMEMES. Serão realizadas duas oficinas, com duração de 1h30 cada, com a participação de dois professores especialistas na área.
O objetivo é explorar as potencialidades, limites e desafios na composição de acervos nato- digitais. Discussões envolvendo a materialidade desses acervos, modos de preservação, documentação e exibição de coleções, bem como aspectos relacionados à ética de acervos, e métodos de pesquisa e coleta de conteúdos digitais.
As oficinas serão ministradas por Dandara Magalhães, bacharel em Estudos de Mídia (UFF), mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF e pesquisa memes e política, associada ao #MUSEUdeMEMES e ao coLAB-UFF; Luiza de Mello Stefano, jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Comunicação e Marketing Digital, sendo atualmente doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF e desenvolve sua tese sobre a apropriação da linguagem de memes pela televisão aberta brasileira, sendo pesquisadora associada ao #MUSEUdeMEMES, ao coLAB-UFF e ao TeleVisões-UFF. 
O projeto é coordenado por Viktor Chagas, professor associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF (PPGCOM-UFF), membro associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), líder do grupo de pesquisa coLAB-UFF e coordenador do projeto de extensão #MUSEUdeMEMES.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.