Fábio Dias
28/05/2021
Garça ACIG 

Garça passa a contar com ‘Atividade Delegada’

Teve início nesta quarta-feira, 26, a ‘Atividade Delegada’ em Garça. A ação, que já foi requerida por várias autoridades, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Governo do Estado do São Paulo.

Teve início nesta quarta-feira, 26, a ‘Atividade Delegada’ em Garça. A ação, que já foi requerida por várias autoridades, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Governo do Estado do São Paulo. Após assinatura do convênio entre as instituições, que envolveu a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a atividade delegada entrou em ação na cidade.

De acordo com o gerente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG-, Fábio Dias, esta é uma notícia a ser comemorada.

“Ficamos felizes com mais esta ação, com mais este mecanismo que vai além do combater a criminalidade. É a questão de poder proporcionar a sensação de segurança. O pedido para que Garça tivesse a Atividade Delegada já aconteceu há algum tempo, e agora sua concretização nos dá motivos para comemorar”, disse Dias completando que, somado ao fator segurança, está o fato de que as atividades delegadas são realizadas por policiais voluntários que se inscrevem para prestar este serviço em suas horas de folga das escalas normais da Polícia Militar.

Segundo o gerente, a preocupação com a segurança sempre esteve presente na pauta da Associação e muitas ações foram realizadas neste sentido.

Em 2017 a ACIG articulou um debate junto a autoridades civis e militares, bem como a alguns munícipes, com temas ligados à segurança pública em Garça.

Em setembro de 2019 o Conselho Municipal de Segurança Pública de Garça aprovou a deliberação sobre a instalação das câmeras de monitoramento no centro comercial e outras áreas da cidade, com o apoio da Acig.

“Sempre nos posicionamos quando o assunto é segurança. Em tempos normais, fora do período de pandemia, em todas as ocasiões festivas, quando o comércio atuava com horário estendido, contratávamos seguranças particulares, para que nossos lojistas e nossos consumidores, pudessem se sentir seguros. Colaboramos com as câmeras de monitoramento. Essa é a nossa política e, por isso, essa parceria que resultou no início da atividade delegada na cidade, nos deixa felizes”, frisou ele.

O objetivo do convênio é conter a violência e a criminalidade através de políticas públicas voltadas para a prevenção e repressão, de modo a fomentar o diálogo e a sensibilização da sociedade e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública, apresentar uma excelente alternativa para controlar, a curto ou médio prazo, a criminalidade no município.

Com a implantação da Atividade Delegada pretende-se obter como resultado final a redução da violência e da criminalidade, garantindo dessa forma um tempo de resposta significativamente menor de atendimento ao cidadão e maior sensação de segurança.

De acordo com o convênio, uma viatura da PM - Polícia Militar - estará exclusivamente a serviço dos interesses do município, sem atender outras atividades normais da PM – Polícia Militar. 


Como funciona o convênio 


O Estado fornece os PMs, as viaturas, combustíveis e a manutenção. O município paga as diárias dos PMs. Os Policiais Militares apoiarão:

- Departamento de Fiscalização de Posturas, prestando apoio aos fiscais em ocorrências como situações de aglomerações relacionadas à Covid-19, perturbação de sossego, vendedores ambulantes entre outros, permitindo uma maior eficácia nas fiscalizações;

- Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social nas atividades de abordagem social às pessoas em situação de rua, audiências realizadas pelo CREAS, dentro outras atividades realizadas pela Secretaria, visando garantir maior segurança aos envolvidos;

- Patrulhamento preventivo, em locais pré-determinados como patrimônio público municipal (conforme índices criminais), Parque Jaime Nogueira Miranda, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer – SEJEL, na quadra poliesportiva adjacente à Escola Municipal Victor Hugo, entre outros locais conforme solicitação da Prefeitura,

- Realizar patrulhamentos intensificados em todo lago artificial J.K Williams, em especial nas áreas de maior aglomeração e perturbação de sossego, utilizando as instalações do Conseb´s Lago como base estratégica para operações realizadas no local, 

- Apoiar ações realizadas pelo departamento de trânsito municipal na realização de operações e campanhas.

O efetivo policial a ser utilizado é de dois Policiais Militares de segunda-feira à quarta-feira e quatro Policiais Militares de quinta-feira à domingo, podendo ser ampliado em razão da expansão do programa ou reduzido diante de eventual recuo da atividade irregular ou ainda disponibilidade financeira do município. (Fotos: Prefeitura Municipal de Garça)

 

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.