Lucas Dias
21/01/2020
Garça 

Secretaria da Saúde em Garça realiza campanha de combate à hanseníase

Neste mês de janeiro a Secretaria de Saúde em Garça está realizando campanha de combate à hanseníase.

Neste mês de janeiro a Secretaria de Saúde em Garça está realizando campanha de combate à hanseníase. Conforme explicou a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica, Vanessa Mariana Rodrigues, todo o mês de janeiro é dedicado ao combate da hanseníase, e o Dia Nacional de Combate e Prevenção à doença é 26 de janeiro.

Vanessa coloca que a campanha realizada durante todo o mês tem como objetivo alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença e mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa para diagnóstico precoce e prevenção de incapacidades.

Segundo a enfermeira, a hanseníase tem cura desde que o paciente realize o tratamento adequado. Todas as unidades de saúde da família oferecem o tratamento de forma gratuita. Quem tiver algum sintoma da doença pode procurar uma unidade na cidade. São 12 no total espalhadas por todas as regiões do município 

 

Conforme explicado, a Hanseníase é uma doença infecto contagiosa, muito antiga, popularmente conhecida como Lepra. É causada pelo Micobacterim Leprae, e o Brasil está em segundo lugar no mundo com maior número de novos casos de hanseníase.

A transmissão da doença ocorre através do convívio prolongado com os doentes multibacilares sem tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreção do nariz. A doença acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. Os sinais e sintomas mais frequentes são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica, tátil e a dor.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.