Fábio Dias
03/12/2019
Garça 

Secretaria de turismo lança SITUR e hoje tem treinamento para os interessados

Após se tornar MIT - Município de Interesse Turístico -, a administração municipal segue desenvolvendo esforços para o fomento do setor.

Agora está sendo finalizada uma ferramenta digital chamada SITUR - Sistema de Inteligência Turística - que tem como objetivo colocar à disposição dos potenciais turistas e visitantes todas as informações do trade turístico da cidade para serem consultadas em computadores, notebooks, tablets e também através dos smartphones, já que o sistema é responsivo, ou seja, está preparado e se adapta automaticamente aos aparelhos celulares. Os garcenses envolvidos com produtos e serviços turísticos podem participar gratuitamente da oficina de capacitação hoje e amanhã, dias 3 e 4 de dezembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Para garantir que a grande maioria possa participar, hoje, dia 3, o treinamento acontece em dois horários: às 10:00 h e às 14:00 horas. Amanhã, dia 4, às 14:00 h.

O portal, que está sendo alimentado com os dados e será lançado em breve, é o visitegarca.sp.gov.br. Quando pronto, todas as informações relativas ao turismo, como as atrações, como chegar à cidade, onde se hospedar, onde comer, as informações úteis, entre outras, estarão a um clique do público.

A Secretária de Turismo, Márcia Praxedes, explica como se desenvolverá a ação: “A oficina de capacitação vai mostrar como inserir informações na plataforma digital visitegarca.sp.gov.br e, assim, impulsionar seu negócio em nosso portal turístico oficial. Queremos que todos insiram suas informações comerciais no portal. As informações turísticas da cidade, como locais a serem visitados, programação anual de eventos, produtos turísticos, estrutura receptiva e de assistência da cidade são de responsabilidade da administração e já estão sendo inseridas”.

Como vai funcionar o treinamento? - A capacitação é inteiramente gratuita e será realizada pelos profissionais da ABET – Associação Brasileira de Engenharia Turística -, a mesma empresa que desenvolveu o projeto de MIT.

Dêner Fonseca, diretor da ABET, falou sobre o treinamento: “Esta é uma grande oportunidade para que todo o setor turístico garcense se mostre de verdade para seus potenciais clientes. Nós desenvolvemos esta ferramenta recentemente, e Garça está sendo uma das quatro primeiras cidades no Brasil a implantá-la. Esta ação também está incluída no trabalho de apoio ao desenvolvimento do turismo em Garça que vem sendo realizado desde 2017”.

Para que o treinamento seja eficiente é necessário que os representantes levem os dados corretos do estabelecimento, como descrição do serviço/produto, e-mail, telefone de contato, certificados, como o do Cadastrur, selo ARTE, selo S. I. M.

Para quem trabalha com roteiros turísticos é preciso ter os preços praticados atuais, pontos turísticos a serem visitados e à qual público se destina o roteiro.

Há espaço para inserir imagens no portal, como fotos ou banners. Os arquivo devem estar em .jpg e ter tamanho máximo de 2Mb.

A Secretária de Turismo completa: “O importante é participar. Haverá uma equipe especializada para sanar todas as dúvidas. Aproveitem a oportunidade”.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.