Lucas Dias
16/12/2019
Garça Esporte 

Dona Maria Aguiar: A Matriarca do Flamengo (por Wanderley "Tico" Cassolla)

O Flamengo Esporte Clube, de Vila Revelo, teve um dia especial na tarde do último sábado, quando realizou pelo segundo ano consecutivo, o jogo festivo de fim de ano. No comando o campeoníssimo e recordista técnico Bétão Aguiar, que novamente “convocou” os seus comandados, jogadores que envergaram a camisa rubro negro. 

Anúncio

O Flamengo Esporte Clube, de Vila Revelo, teve um dia especial na tarde do último sábado, quando realizou pelo segundo ano consecutivo, o jogo festivo de fim de ano. No comando o campeoníssimo e recordista técnico Bétão Aguiar, que novamente “convocou” os seus comandados, jogadores que envergaram a camisa rubro negro. 
Mas quem também viveu mesmo um dia especial foi a Dona Maria Conceição Cavalheiro Aguiar, a matriarca do Flamengo, que estava completando 83 anos. Portanto, felicidade em dose dupla para a família flamenguista. E como sempre fazia assistindo todos os jogos do time (dificilmente perdia um), a Dona Maria compareceu na confraternização na casa do filho Bétão (foto). Assim que chegou, foi recepcionada com uma salva de palmas. A galera se levantou e em coro, cantou o tradicional “Parabéns pra Voce”. Depois foi cumprimentada pessoalmente por todos, que em fila única, saudaram efusivamente a matriarca do Flamengo. 
Em tempos de modernidade, fotos “selfie” é que não faltaram. A Dona Maria, sempre gentil e rodeados dos amigos, tinha muitas histórias para contar e ouvir na confraternização que avançou noite a dentro. Nos flagrantes posando lado ex-zagueiro  Da Cruz e do atacante José Luiz Piola, o “rei da Lambreta”. No outro, ao lado do goleador Roberto Bertuço, e dos defensores Jabú e Dinho Parreira.
Se o Flamengo teve uma trajetória marcante e vitoriosa nos gramados garcenses, grande em parte se deve ao casal João Aguiar e Dona Maria, cujo matrimônio foi no dia 04/09/1.953, aqui em Garça. Com certeza o Flamengo foi mais um “filho que adotaram”, para fazer companhia aos filhos Bétão, Carlos, Nárdão, Ênio e Juliana.
HISTÓRIA: O Flamengo Esporte Clube foi fundado oficialmente no dia 30 de março de 1.977. Mas tudo começou no final do ano anterior, numa reunião entre amigos. Presentes estavam o Bétão Aguiar, os irmãos Renato e Paulo Desiderato e o Édson Alves, irmão caçula da dona Maria Aguiar), que despreocupadamente, começaram a conversar sobre a formação de um time. Foram sugeridos alguns nomes – Corintinha e Palmeirinha - e o escolhido foi Comercial. Mas, no dia 30/03/1.977, eles chegaram um consenso. Como o time já tinha uma grande torcida no bairro, foi sugerido o nome de Flamengo. Todos aceitaram na hora e aí começou a bonita história do time mais vezes campeão da história do futebol amador garcense. O primeiro uniforme foi graças ao patrono Sr. João Aguiar, que fez um empréstimo bancário para comprar o uniforme. Mas não caiu bem, pois a cor era bordô, sem a “cara” flamenguista. Como o esportista Shel, de Vila Manolo, tinha um uniforme nas cores do Flamengo, acabaram comprando dele. Um time que surgiu para fazer história, o maior campeão. Os números não deixam qualquer dúvida: campeão amador nas temporadas 1985/1986/1987/1988/1990/1991/199219/97/2006/2010/2011 e 2012. Na tradicional Taça Cidade de Garça, promovida pelo Lions Club campeão em 1982/83/93/94/05/07/08. Também campeão do Torneio Preparação, conhecido como “Torneio do Prefeito”, em 1982/87/91/10/11, além do título da Taça Cidade de Garça, competição realizada em 1982, no lugar do Amador, que não aconteceu, pois a Prefeitura se recusou a arcar com as taxas de arbitragem. Depois de levantar o título de campeão amador de 2.012 encerrou as atividades, saindo dos gramados para entrar na história do futebol amador de Garça.

Fotos do Evento


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.