Fábio Dias
02/12/2019
Garça 

ACIG orienta lojistas quanto à segurança redobrada no final do ano

Nesta semana já se intensificam os preparativos para a abertura especial do final de ano.

Nesta semana já se intensificam os preparativos para a abertura especial do final de ano. Na próxima segunda-feira, dia 9 de dezembro, o comércio garcense já abre em horário especial e uma das preocupações diz respeito a questão da segurança.

A Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG – rotineiramente contrata seguranças particulares que ajudam no trabalho de fiscalização e, sem substituir o serviço da Polícia Militar, coíbem ações de furtos e roubos, dando mais segurança a comerciantes e consumidores.

Conforme lembrou o presidente da Acig, João Francisco Galhardo, o horário diferenciado muda a rotina das lojas e com isso, aumenta pontos de atenção com os cuidados para evitar possíveis ações criminosas.

“Nós sempre oferecemos o trabalho de seguranças particulares que trazem confiança também para os consumidores, mas como a Polícia Militar sempre alerta, alguns cuidados independem do trabalho realizado e são de responsabilidades dos consumidores e dos comerciantes. É preciso atenção redobrada”, falou Galhardo.

De acordo com o gerente da Acig, Fábio Dias, a união de todos também faz a diferença e, nesse momento, é importante que um comunique com o outro quando se deparar com atitudes suspeitas.

“Nós vivemos em Garça momento singulares com relação à questão da segurança. Em alguns bairros foram criados grupos de segurança que se comunicam quando observam algo suspeito. Funcionou e evitou muitos delitos. Porque não ter a mesma prática em relação ao comércio? “, questiona Fábio Dias.

Segundo ele´, é importante a união dos comerciantes, dos lojistas. É importante que se comuniquem, pois essa rede de informações pode fazer a diferença.

“Não estamos substituindo a importância do trabalho que tem a Polícia Militar. Os seguranças durante o horário que o comércio fica aberto e essa comunicação entre os lojistas pode fazer a diferença, e muito. Pode coibir muitas ações. Ainda assim o trabalho da Polícia Militar é importante e vai além do horário de funcionamento do comércio”, disse Galhardo.

 

 

Dicas de segurança da Polícia Militar

 

Comércio com horário estendido, atrações culturais, Papai Noel traz algumas preocupações para a Polícia Militar. A prática de furtos, roubos, desentendimentos. Rotineiramente a Polícia Militar faz um alerta à população sobre a importância de adotar alguns hábitos que inibem a ação de oportunistas.

É importante que o consumidor, assim como o lojista, esteja atento e, tome as medidas que podem dificultar a ação criminosa:

-Evite retirar sua carteira em público, principalmente em bares, lojas, locais de grande movimento etc.

-Cuidado no momento de efetuar o pagamento com cartões para evitar a clonagem.

-Não perca seu cartão de vista e certifique-se de sua utilização apenas na máquina de sua operadora.

-Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não chamar atenção e evite ter as duas mãos ocupadas.

-Evite fazer compras sozinho.

-Prefira pagar com cheque ou cartão, para não carregar grandes quantias em dinheiro.

-Não deixe a bolsa, carteira ou outros objetos comprados de forma descuidada.

-Mantenha sua atenção: nunca perca contato visual, deixe sempre sua bolsa próxima a você. Atenção aos seus objetos pessoais (carteiras, bolsas, sacolas etc.).

-Desconfie de empurrões ou esbarrões.

-Não perca as crianças de vista enquanto olha vitrines ou faz compras. Identifique-as com pulseiras.

-Evite utilizar joias e roupas que chamem a atenção.

-Tenha dinheiro separado para pequenas despesas.

-Leve consigo somente cartões e cheques necessários.

-Separe dinheiro em diferentes bolsos, preferencialmente em bolsos da frente.

-Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e à frente do corpo, para o lado de dentro da calçada.

-Avise imediatamente a perda, o roubo ou o extravio de cartões ou talões bancários.

-Tenha muita atenção a pessoas estranhas que se aproximam.

-No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente a Polícia Militar (190).


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.