Fábio Dias
14/11/2019
Garça 

Zona Azul: comerciante salienta importância do serviço para economia local

O serviço de Zona Azul em Garça sofreu alguns questionamentos recentemente.

O serviço de Zona Azul em Garça sofreu alguns questionamentos recentemente, principalmente pela questão da aplicação de multas aos infratores. Em meio a discussão sobre a legalidade ou não da cobrança de multas e as devidas responsabilidades, rumores deram conta de que o serviço seria extinto na cidade.

Durante a realização do Café com o Presidente, ocorrido na quarta-feira, 13, os associados discutiram o assunto e salientaram a importância do serviço para a economia local.

“É um assunto delicado que traz questões amplas. Alguns questionam a legitimidade de quem aplica as multas, outros questionam as multas e muitos não querem cumprir as regras e pagar as tarifas necessárias. O que as pessoas não entendem é que essa rotatividade é benéfica para o comércio e a tarifa tem seu destino junto a ações realizadas pela Patrulha Juvenil Garcense”, disse o gerente da Associação Comercial e Industrial de Garça – Acig – Fábio Dias.

Segundo ele, diante de polêmicas recentes e divergências o serviço pode se encerrar a partir de primeiro de dezembro próximo, mas os associados são contrários a esse fim.

Nas palavras do presidente da Acig, João Francisco Galhardo, seria um desastre para o comércio.

“Eu replico o que disseram no encontro que tivemos nesta quarta-feira. Estamos chegando no período de Natal, quando dobra o número de veículos nas ruas centrais. Hoje já vivemos uma dificuldade grande para estacionar, para conseguir vagas no centro comercial, imagina sem o trabalho da Zona Azul? Os associados entendem que sem o trabalho, os motoristas ocupam a mesma vaga por horas e, outros não terão a oportunidade”, disse Galhardo.

De acordo com o presidente, a rotatividade que a Zona Azul possibilita é fundamental para o comércio e, consequentemente, para a economia local.

É preciso, de acordo com ele, que o serviço continue para manter o equilíbrio.

“Temos uma frota muito grande. Nos sábados já registramos uma dificuldade e não são poucos aqueles que deixam de vir para o centro comercial em razão disso. Os supermercados investem em estacionamentos para clientes, mas são muitos os nossos associados. Também temos que pensar nas ações realizadas na Patrulha Juvenil Garcense, no desemprego e muitos outros pontos”, finalizou ele.

O estacionamento rotativo "Zona Azul" foi criado em Garça pela Lei Municipal n° 3.516/2001, com posteriores adequações.  O estacionamento regulamentado (Zona Azul) nas vias públicas do município tem por finalidade disciplinar o uso do espaço público do sistema viário, permitindo o seu uso racional e incentivando a rotatividade dos veículos estacionados, especialmente, nas áreas comerciais da cidade.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.