Fábio Dias
13/11/2019
Garça 

Carreta da mamografia realizou 250 exames em Garça

Entre os dias 4 a 9 de novembro Garça recebeu a Carreta da Mamografia.

Entre os dias 4 a 9 de novembro Garça recebeu a Carreta da Mamografia - um projeto do governo do estado de São Paulo que conta com quatro carretas que percorrem os municípios do estado realizando mamografias, um exame preventivo ao câncer de peito. Durante o período que esteve na cidade foram realizados 250 exames, segundo divulgado pela assessoria de comunicação.

A determinação da quantidade de exames vem da Secretaria de Saúde do estado, independe da vontade do município. A carreta tem capacidade pra fazer 50 mamografias por dia.

Segundo a assessoria, muitas moradoras pediram que a carreta ficasse por mais tempo na cidade, mas há toda uma programação que é feita com antecedência e deve ser seguida. A carreta que estava em Garça, por exemplo, começou a atender na segunda-feira, dia 11, em Adamantina. 

Vale lembrar que o diferencial da carreta, conforme explicado pelo prefeito João Carlos dos Santos, é o atendimento a mulheres com idade entre 35 e 49 anos.

“As mulheres com idades entre 50 e 69 anos são atendidas normalmente pelo programa do Ministério da Saúde. Quero dizer para nossa população nessa faixa etária, que procure as unidades de saúde. Não existe demanda para essa faixa etária”, frisou o prefeito em entrevista à imprensa local, apontando o diferencial da carreta.

Isto porque, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, as mulheres com idades abaixo de 50 anos e acima de 70, podem fazer a mamografia, desde que atendem critérios determinados pelo Ministério.

O protocolo para realização do exame de mamografia, é definido pelo Ministério da Saúde.

De acordo com assessoria de comunicação em Garça, será protocolado um novo pedido para que a carreta venha à cidade, por um período maior de tempo.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.