Lucas Dias
29/11/2019
Garça 

Amanhã é dia da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo: nem todas as unidades em Garça ficarão abertas

Estarão abertas, das 8h às 17h, as Unidades de Saúde da Família de Jafa, Região Oeste, Helena Müller, Mariana I e Eucaliptos.

Amanhã, sábado, dia 30 de novembro, a Secretaria de Saúde em Garça participa do Dia da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e algumas unidades de saúde do município ficarão de portas abertas das 8 às 17 horas. Estarão abertas, das 8h às 17h, as Unidades de Saúde da Família de Jafa, Região Oeste, Helena Müller, Mariana I e Eucaliptos.

Crianças de seis meses de idade até quatro anos completos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser levadas às salas de vacinação para avaliação da necessidade de receber a dose que protege contra a doença.

Desde o dia 18 de novembro teve início a segunda etapa da Campanha Nacional de vacinação contra Sarampo, que termina amanhã, com oferta da vacina para adultos com idade entre 20 e 29 anos. O Dia D de mobilização desta nova etapa é neste sábado, 30 de novembro.

O Sarampo, que estava erradicado no Brasil, foi reintroduzido no território nacional. Desde agosto, as unidades de saúde passaram a oferecer vacina contra Sarampo para crianças de seis a 11 meses de idade, por recomendação do Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e oferecer proteção para as crianças menores de 12 meses, contribuindo para o controle da doença. Na ação de reforço, a dose extra aplicada de seis a onze meses não terá validade como rotina: as crianças precisam ser vacinadas novamente aos 12 e 15 meses de idade. A Prefeitura também realiza ação de bloqueio após a notificação de suspeitas, mesmo antes da doença ser confirmada ou descartada, com vacinação das pessoas que tiveram contato com o paciente. 

Segundo a auxiliar de enfermagem do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Morgana Emília de Azevedo, o objetivo da campanha seletiva, realizada nesse mês de novembro, foi o de interromper a circulação do vírus do sarampo no país.

“Para essa mobilização, o Ministério Saúde levantou que ainda há pessoas sem se vacinar, portanto pedimos o comparecimento desse público entre 20 e 29 anos de idade. Em Garça foram diagnosticados cinco casos da doença nesse ano e é preciso que fiquemos alertas para o surgimento de novos casos. Vale ressaltar que a única maneira de evitar o sarampo é pela vacina”, falou Morgana. 

Os jovens atendidos na mobilização de sábado devem ter nesta faixa etária o registro de duas doses da vacina, porém todos podem comparecer para avaliação da caderneta de vacina. Estarão abertas, das 8h às 17h, as Unidades de Saúde da Família de Jafa, Região Oeste, Helena Müller, Mariana I e Eucaliptos.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso e exantema.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.